Revista Educação Gráfica

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DESIGN GRÁFICO DE LIVROS PARA INFÂNCIA E MODOS DE VER O DESENHO NA VIRADA INDUSTRIAL BRASILEIRA / GRAPHIC DESIGN OF CHILDREN´S BOOKS AND WAYS TO SEE THE DRAWING IN THE VIRADA INDUSTRIAL BRASILEIRA

Resumo

O desenho como técnica e representação compreende um elemento comum nos campos do design e do ensino da arte-educação no Brasil. Ambas as áreas ainda hoje abrangem essa prática nas atividades projetuais, artísticas ou pedagógicas. Este artigo retoma o design gráfico de livros de literatura para infância publicados na Virada Industrial (1880-1920), fase histórica conceitualizada por Ana Mae Barbosa nas publicações Arte-Educação no Brasil (2012) e Redesenhando o Desenho — educadores, política e história (2015). A partir dessas referências, o objetivo é reconhecer alguns ideais e finalidades do ensino da arte-educação e do desenho, defendidas pelas correntes do Positivismo e do Liberalismo, atuando no design de cinco livros desse período: Robinson Crusoé, de Carlos Jansen; Contos Infantis, de Adelina Lopes Vieira e Júlia Lopes de Almeida; Páginas Infantis, de Presciliana Duarte de Almeida; Contos da Carochinha e Histórias da Avozinha, de Figueiredo Pimentel. Explorar a camada visual desses livros em busca de sinais que legitimam essas ideologias, ou delas tomam distância, constitui um exercício de aprendizado e memória sobre o design gráfico brasileiro.

Palavras-chave:

 

Abstract

Drawing as technique and representation comprises a common element in the fields of art and education design and teaching in Brazil. Both areas still cover this practice in projective, artistic or pedagogical activities. This article resumes the graphic design of children’s literature books published in Virada Industrial (1880-1920), a historical phase conceptualized by Ana Mae Barbosa in the publications Art-Education in Brazil (2012) and Redesigning the Drawing educators, politics and history (2015). From these references, the objective is to identify some ideals and finalities of the teaching of art education and drawing, defended by the currents of Positivism and Liberalism, acting in the design of the five books in that period: Robinson Crusoe, by Carlos Jansen; Children’s Stories, by Adelina Lopes Vieira and Júlia Lopes de Almeida; Children’s Pages, by Presciliana Duarte de Almeida; Tales of Carochinha and Stories from the Grandmother, by Figueiredo Pimentel. Exploring the visual layer of these books for signs that legitimize these ideologies for practical reasons, or take them away, constitutes an exercise in learning and memory about Brazilian graphic design.

Keywords: design; graphic design; book for childhood; drawing; Virada Industrial.

Autores

Simone Cavalcante de Almeida e Gisela Belluzzo de Campos

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