Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN ESTRATÉGICO PARA EXPERIÊNCIAS EM FESTAS INFANTIS / STRATEGIC DESIGN FOR CHILDREN’S PARTY EXPERIENCES

 

Resumo

As festas infantis de aniversário fazem parte de um setor da economia que corresponde a 4,32% do PIB do Brasil, trata-se do mercado de festas e eventos, cujo crescimento estimado estava na ordem de 14% ao ano. Entretanto, dada a natureza lúdica e descontraída destes rituais, poucas pesquisas aconteceram neste campo. Por isso, este estudo se propõe a investigar o universo das festas de aniversário, assim como as experiências vivenciadas por usuários destes produtos e serviços, a fim de explorar as oportunidades de atuação do design estratégico neste contexto. A partir das análises realizadas, sugere-se que as festas de aniversário, enquanto artefatos materiais e imateriais, são mais que balões com uma mesa decorada em um lugar cheio de brinquedos para as crianças e petiscos para seus convidados, pois carregam em si um forte conteúdo simbólico. Desta forma, projetar para experiências em torno do repertório de acontecimentos de uma festa de aniversário infantil, condiz com a necessidade de oferecer subsídios para que, por meio de suas capacidades pessoais, os próprios usuários tenham autonomia para criar configurações de valor e experiência sensorial.

Palavras-chave: design para experiências; festas de aniversário infantis; design estratégico;

 

Abstract

Children’s birthday parties are part of a sector of the economy that corresponds to 4.32% of Brazil’s GDP, this is a market for parties and events, whose estimated growth was around 14% per year. However, given the playful and relaxed nature of these rituals, little research has taken place in this field. Therefore, this study proposes to investigate the universe of birthday parties, as well as the experiences lived by users of these products and services, in order to explore the opportunities for strategic design to act in this context. Based on the analyzes carried out, it is suggested that birthday parties, as material and immaterial artifacts, are more than balloons with a decorated table in a place full of toys for children and snacks for guests, as they carry a strong content. symbolic. In this way, designing for experiences around the repertoire of events at a children’s birthday party is consistent with the need to provide subsidies so that, from their personal capabilities, users themselves have the autonomy to create their value settings and sensory experience.

Keywords: design for experiences; children’s birthday parties; strategic design.

Autores

Daniela Danni Nichterwitz e Fabricio Farias Tarouco

Baixe o Arquivo Completo