Resumo
A construção da identidade de gênero decorre de práticas discursivas para as quais as produções visuais contribuem de modo significativo, inseridas que estão na vida cotidiana e amplamente divulgadas que são pelos meios de comunicação. As capas de livro, como produtos de design, revelam não apenas a competência técnica e criativa daqueles que as criam, mas também constituem a cultura material de uma sociedade sendo, por sua vez, por ela influenciadas. O presente artigo procurou exemplificar, por meio da análise das capas do polêmico romance O amante de Lady Chatterley, como estereótipos quanto ao papel sexual submisso e passivo da mulher estão consolidados e ainda configuram a representação social do feminino. Dessa forma, procurou-se salientar a importância dos designers que, como atores da estrutura social, tem potencial, por meio de suas produções visuais, para a perpetuação ou para a ruptura das convicções compartilhadas socialmente sobre a representação da mulher.
Palavras-chave: design gráfico; gênero; estereótipos sexuais.
Abstract
The construction of gender identity stems from discursive practices for which visual productions contribute significantly, inserted in daily life and widely disseminated through the media. Book covers, as design products, reveal not only the technical and creative competence of those who create them, but also constitute the material culture of a society and in turn are influenced by it. The present article sought to exemplify, through the analysis of the book covers of the controversial novel Lady Chatterley’s Lover, how stereotypes about the submissive and passive sexual role of the woman are consolidated and still configure the social representation of the feminine. In this way, we tried to emphasize the importance of the designers who, as actors of the social structure, have the potential, through their visual productions, for the perpetuation or for the rupture of socially shared convictions on the representation of women.
Keywords: graphic design; gender; sexual stereotypes.
Autores
Giselle Hissa Safar; Rita Aparecida Conceição Ribeiro e Maria Regina Alvares Correia Dias
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