Revista Educação Gráfica

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DESIGN E MARKETING: EXPERIÊNCIA E COMPORTAMENTO DE CONSUMO RELACIONADOS À MARCA MCDONALD’S

Resumo

Este texto decorre dos estudos realizados no programa de pós-graduação em Design e Expressão Gráfica (Pós-Design/UFSC), como parte da produção do núcleo de pesquisa Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/UFSC/CNPQ). O objetivo é situar as atividades e produtos de Design no contexto estratégico de Marketing de Experiência, sob o viés comportamentalista. A cultura das marcas do ramo de alimentos padronizados é assinalada pela marca Mcdonald’s, como exemplo de relacionamento com consumidores de fast-food.  Trata-se, portanto, de um estudo sobre a influência comportamental no contexto de Marketing e de comercialização dos produtos, cujos fatos são considerados com base na doutrina behaviorista de Burrhus Skinner (1904-1990). A influência comportamentalista nas ações de Marketing de Experiência atua no campo da sensorialidade e do comportamento dos consumidores, condicionando-os ao consumo. No contexto de Marketing de Experiência, os produtos de Design oferecem suporte para o exercício induzido da sensorialidade do público e para informações que caracterizam a comunicação no sistema de comercialização e consumo.

Palavras-chave: cultura da marca; behaviorismo; experiência do consumidor.

 

Abstract

This is a paper about a research developed at Design and Graphic Expression postgraduate program (Pós-Design / UFSC), as part of the Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/UFSC/CNPQ) research group. Its objetive is demonstrate and explain some Design activities and products in the context of Experience Marketing, by the behavioristic optic. The brand culture on the food market is exemplified by the Mcdonald’s brand, as example of the relationship between fast food and its consumers. It is a study about the behavioristic influence, on the context of Experience Marketing and products comercialization, by the Burrhus Skinner (1904-1990) behavioral studies. The behavioristic influence on the Experience Marketing works on the field of sensoriality,  by the consumer behavior, creating them sensorial experience of consume. By the Experience Marketing context, design products create support and informations to the consumer experience, qualifying the comunication through the marketing and consumption systems.

Keywords: brand culture. behaviorism. consumer experience.

 

Autores

Eduardo Napoleão Susana Vieira Eugênio Siqueira da Costa Richard Perassi Maria José Baldessar

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