Revista Educação Gráfica

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DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA ESTIMULAÇÃO DE EMPATIA EM CRIANÇAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL / DESIGN AND INCLUSIVE EDUCATION: PROPOSAL OF A DIDACTIC GAME TO STIMULATE EMPATHY IN ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN

 

Resumo

As barreiras atitudinais, tais como a intolerância, comportamentos discriminatórios, preconceitos, bullying e capacitismo, perpetuam a violação dos direitos das pessoas com deficiência, negando-lhes participação e condições igualitárias. Mediante a necessidade de superar tais barreiras e proporcionar uma realidade mais favorável às pessoas com deficiência, o presente projeto teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que estimule a empatia, a cultura inclusiva e a conscientização em crianças do ensino fundamental. O método de Design utilizado para desenvolvimento do jogo foi o proposto por Péon, que delimita três fases: problematização, concepção e especificação – sendo incluído na fase de concepção a realização de avaliação das alternativas com especialistas. Por fim, como resultado, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro que tem o intuito de estimular a empatia em crianças de 9-10 anos do ensino fundamental, por meio de brincadeiras que convidem ao conhecimento, conscientização e reflexões. Cabe ressaltar que este artigo é oriundo da monografia intitulada “Design para a empatia: desenvolvimento de um jogo didático para estimulação de empatia no processo de ensino e aprendizagem de crianças em nível fundamental” (SANTOS, 2021).

Palavras-chave: game design; empatia; jogo; educação inclusiva; design gráfico.

 

Abstract

Attitudinal barriers, such as intolerance, discriminatory behaviors, prejudices, bullying, and ableism, perpetuate the violation of the rights of people with disabilities, denying them participation and equal conditions. Given the need to overcome such barriers and provide a more favorable reality for people with disabilities, this project aimed to develop an educational game that stimulates empathy, inclusive culture, and awareness in elementary school children. The Design method used to develop the game was proposed by Péon, which delimits three phases: problematization, conception, and specification – including the evaluation of alternatives with specialists in the conception phase. Finally, as a result, the board game was developed with the aim of stimulating empathy in elementary school children aged 9-10, through games that invite knowledge, awareness, and reflections. It should be noted that this article originated from the monograph entitled “Design for Empathy: Development of an Educational Game to Stimulate Empathy in the Teaching and Learning Process of Children at the Elementary Level” (SANTOS, 2021).

Keywords: game design; empathy; game; inclusive education; graphic design.

Autores

Maria Iris de Lima Santos e Rosimeri Franck Pichler

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