Revista Educação Gráfica

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DESIGN DE PERSONAGENS COM BASE EM PSICOLOGIA DAS CORES E ARQUÉTIPOS: UM ESTUDO DE CASO DO JOGO AURORA / CHARACTER DESIGN BASED ON COLOR PSYCHOLOGY AND ARCHETYPES: A CASE STUDY OF THE GAME AURORA

Resumo

Este artigo descreve o processo envolvido no design de personagens de Aurora, um jogo bidimensional para computadores Windows, pertencente ao gênero plataforma de precisão. Em busca de um diferencial que crie a identidade do jogo e uma vantagem sobre os concorrentes no mercado, o design dos personagens teve início com os aspectos psicológicos e funções na trama. Desta maneira a teoria da psicologia das cores e os arquétipos do inconsciente coletivo foram estudados e empregados no processo de design com a intenção de demonstrar, por meio da aparência, traços da psique e sentimentos dos personagens ao mesmo tempo em que os associa a suas inspirações da realidade. É apresentado neste documento o processo evolutivo que começa com a conceituação dos personagens, passando pela geração de alternativas e testes cromáticos até alcançar o design final de cada um, estes que são aplicados de maneira funcional no software, se tornam as animações do jogo.

Palavras-chave: design de personagens; psicologia das cores; arquétipos.

 

Abstract

This article describes the process involved in the characters design of Aurora, a two-dimensional game for Windows computers, belonging to the precision platform genre. Seeking a differential aspect that creates an identity to the game and an advantage over competitors in the market, the character design began with the psychological features and functions in the plot, this way the theory of color psychology and the archetypes of the collective unconscious were studied and employed in the design process with the intention of demonstrating through the appearance, psyche traces and feelings of the characters while at the same time associating them with their inspirations in reality. In this document is presented the evolutionary process that begins with the conceptualization of the characters, passing through the alternatives generation and color tests until reaching the final design of each one, these are applied in a functional way  in the software, become the animations of the game.

Keywords: character design; color psychology; archetypes.

Autores

Michel Coelho da Silveira e Samara de Sena

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