Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS / DESIGN OF EDUCATIONAL GAMES FOR LIBRAS TEACHING

Resumo

O presente relato descreve a investigação acerca da aplicação da metodologia de Design de Jogos para o aprendizado de LIBRAS. Com isso, busca-se a proposição de um framework de desenho de jogos e dinâmicas educativas para a re-concepção de uma prática já empregada na instituição APADA de Brasília. Para tanto, é realizado um breve levantamento sobre o ensino de LIBRAS e a cultura surda. Em seguida, é discutida a área de desenvolvimento de jogos, sugerindo-se um processo para o projeto jogos educativos. A partir desse repertório, são descritas as etapas interventivas da pesquisa, incluindo a exploração do campo do estudo, a proposição de um protótipo de jogo educativo, assim como a avaliação das intervenções sugeridas. Os resultados preliminares demonstram a adequação do processo de Design e sugerem os benefícios da aplicação dessa abordagem para a transformação da realidade do aprendizado de LIBRAS, segunda língua oficial do país.

Palavras-chave: design de jogos educativos; jogos sérios; cultura surda; LIBRAS.

 

Abstract

The present study describes the investigation of the Game Design methodology applied for the context of LIBRAS learning. Therefore, a framework is suggested for the redesign of a game already in use at the APADA institution in Brasilia. Subsequently, a brief review on the teaching of LIBRAS and the deaf culture is carried out. Thereafter, the area of game development is discussed, suggesting a process for designing educational games. From this repertoire, we describe the interventional stages of the research, including the exploration of the field, the proposition of a prototype of an educational game, as well as the evaluation of the suggested interventions. Preliminary results demonstrate the suitability of the design process and suggest the benefits of applying design thinking for the transformation of the reality of LIBRAS learning, the second official language of the country.

Keywords: educational games design; serious games; deaf culture; Brazilian Sign Language

Autores

Vítor Henrique Malcher Ferreira, Tiago Barros Pontes e Silva e Ana Cláudia Maynardes

Baixe o Arquivo Completo