Resumo
Projetar jogos educacionais é uma tarefa complexa, que abrange múltiplos conhecimentos e variadas etapas de desenvolvimento. Como uma alternativa, na literatura são fomentados modelos de game design, caracterizados como representações gráficas, que atuam como ferramentas para auxiliar a equipe no projeto do jogo educacional. Todavia, um problema emergente é o quanto esses modelos gráficos são aplicáveis e sumarizam os conhecimentos necessários para o projeto do jogo educacional, ao considerar o seu uso por uma equipe multidisciplinar. Isso posto, objetiva-se identificar tendências e limitações dos modelos de design com foco em jogos educacionais. Como método se utiliza de uma revisão bibliográfica sistemática (RBS), a qual abrange em sua busca modelos, frameworks e diretrizes para o design de jogos. Além disso, é realizado um estudo analítico com os modelos mapeados na revisão. Assim, o artigo resulta em apontamentos exploratórios sobre as tendências e limitações nos modelos de game design para jogos educacionais.
Palavras-chave: jogos educacionais; modelos; game design.
Abstract
The design of educational games is a complex task, encompassing multiple knowledge and varied stages of development. In the literature, game design models which are graphical representations are promoted. These models act as tools to assist the team in the design of the game. However, an emerging problem is how applicable these graphic models are, and whether they summarize the knowledge required for the design of the educational game, when considering its use by a multidisciplinary team. Thus the present study aims to identify the main trends and limitations of design models, with a focus on educational games. To achieve this, this research comprises a systematic literature review, which covers models, frameworks, and guidelines for game design. Moreover, an analytical study with the models mapped in the review is carried out. As a result, a set of exploratory trends and limitations in game design models for educational games is highlighted.
Keywords: educational games; models; game design.
Autores
Matheus Araujo Cezarotto e André Luiz Battaiola
Baixe o Arquivo Completo