Resumo
Imagens audiotáteis são imagens interativas através de dois sentidos: o tato e a audição. São recursos que podem ser adotados para a acessibilidade de imagens visuais estáticas, traduzindo a informação visual para outros sentidos. Neste sentido, torna-se um potencial material didático que pode ser usado na educação inclusiva, particularmente interessante (mas não exclusivo) para estudantes cegos. Observada a lacuna de informações acessíveis sobre o tema e notado o potencial do uso de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos, uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi desenvolvida, gerando um artefato informacional para auxiliar no design de imagens audiotáteis impressas em 3D. Assim, o objetivo deste artigo é relatar o processo de desenvolvimento do artefato informacional, que teve como aporte metodológico a Design Science Research (DSR), e apresentar seus resultados. O artefato informacional resultante, que foi devidamente testado, trata-se de um conjunto de cartões, contendo recomendações, que apresentam informações em três categorias: Planejamento, Materiais e Produção, Contexto, Uso e Inclusão.
Palavras-chave: design inclusivo, acessibilidade, educação inclusiva, imagens audiotáteis.
Abstract
Audio-tactile graphics are interactive images through two senses: touch and hearing. These are resources that can be adopted for the accessibility of static visual images, translating visual information to other senses. In this way, it becomes a potential teaching material that can be used in inclusive education, particularly interesting (but not exclusive) for blind students. Observing the gap in accessible information on the topic and noting the potential of using 3D printed audio-tactile graphics for the inclusive education of the blind, a doctoral thesis from the Postgraduate Program in Design (PPGDesign) at the Federal University of Paraná (UFPR ) was developed, generating an informational artifact to assist in the design of 3D printed audio-tactile graphics. Thus, the objective of this article is to report the artifact development process, which had Design Science Research (DSR) as a methodological contribution, and present its results. The resulting informational artifact, which was duly tested, is a set of cards, containing recommendations, which present information in three categories: Planning, Materials and Production, Context, Use and Inclusion.
Keywords: inclusive design, accessibility, inclusive education, audio-tactile graphics.
Autores
Emilia Christie Picelli Sanches e Juliana Bueno
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