Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RACIOCÍNIO ESPACIAL E O USO DE MODELADORES PARAMÉTRICOS TRIDIMENSIONAIS / SPATIAL REASONING ABILITIES DEVELOPMENT AND THE USE OF TRIDIMENSIONAL PARAMETRIC MODELERS

Resumo

Este artigo relata experiências relacionadas à área de expressão gráfica e prototipagem virtual em andamento em cursos de engenharia mecânica e engenharia de produção em uma universidade pública no Brasil. Tais experiências se dão em torno de pesquisas acerca do desenvolvimento de habilidades de raciocínio espacial e objetivam processos de ensino e aprendizagem mais eficazes em detrimento da simples capacitação nos protocolos e padrões do desenho técnico tradicional. Um dos principais argumentos apresentados é a indissociabilidade entre conteúdos de representação gráfica e a prática de projeto. Essa vinculação entre áreas intrinsecamente relacionadas nem sempre é identificada nas estruturas curriculares dos cursos de engenharia, arquitetura e design. Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas CAD e mais recentemente da modelagem paramétrica tridimensional, além da inclusão de tópicos de projeto nos conteúdos das disciplinas de expressão gráfica, representam um grande desafio na adequação de um conteúdo cada vez mais complexo com uma carga horária cada vez mais restrita. A partir deste contexto, o trabalho apresenta as experiências em desenvolvimento e discute alguns resultados preliminares. Por fim, algumas diretrizes para continuidade das pesquisas são indicadas.

Palavras-chave: expressão gráfica; raciocínio espacial; modelagem paramétrica.

 

Abstract

This paper reports some teaching and learning experiences that are in course in disciplines related to engineering design graphics (EDG) and product design fields. Those experiences relates to the development of student’s graphic and spatial reasoning abilities, rather than their capacitating in the protocols and standards of traditional technical drawing. One of the main points argued is the inseparability between graphics representation contents and the design process. This link has not always been the practice in the curriculum frame of engineering, architecture and design courses. The digital tools historic evolution and the insertion of engineering design contents in the EDG disciplines contents represent a challenge to balance complex contents with reduced class hours. From this context this work presents the ongoing experiments with tridimensional parametric modelers. Finally, the paper discusses the partial results and establishes the research continuity directions.

Keywords: engineering design graphics; spatial reasoning; parametric modelling.

Autores

Marcos Martins Borges e Nayane Souza

Baixe o Arquivo Completo