Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO MANUAL OU REPRESENTAÇÃO DIGITAL? SUPERANDO ESSA DICOTOMIA EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESIGN / MANUAL DRAWING OR DIGITAL REPRESENTATION? OVERCOMING THIS DICHOTOMY IN DESIGN TEACHING-LEARNING PROCESSES

 

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre tecnologias manuais e digitais de representação, e traz uma proposta pedagógica para superar a dicotomia a elas relacionada, característica do ensino de desenho aplicado ao design na atualidade. Apresentamos, com base na literatura, três visões sobre a relação entre representação manual e digital: a tradicional, que designa à manual o potencial criativo e à digital a tarefa de documentação; a radical, que coloca a representação digital como exclusiva durante o projeto; e a integrada, abordagem conjunta que busca superar essa dicotomia. Finalizamos apresentando um relato de planejamento de ensino pautado na visão integrada que, ao buscar superar a dicotomia desenho manual e digital, expande e aprofunda a reflexão crítica acerca da aplicação de técnicas e ferramentas representativas, extrapolando as duas categorias. Com o intuito de estimular no corpo discente a reflexão crítica sobre suas aplicações em situações projetuais diversas, enfatizamos a necessidade de atentar às potencialidades discursivas de cada mídia no processo projetual.

Palavras-chave: representação digital, representação manual, planejamento de conteúdo, estratégias de ensino de desenho aplicado ao design.

 

Abstract

This article addresses the relationship between manual and digital representation and presents an educational proposal to overcome the dichotomy associated with them, which is characteristic of drawing applied to design education. Based on literature, we present three perspectives on the relationship between manual and digital representation: the traditional view, which assigns creative potential to manual representation and the documentation task to digital representation; the radical view, which considers digital representation as exclusive during the design process; and the integrated one, a combined approach that seeks to overcome this dichotomy. We conclude by presenting a teaching plan based on the integrated perspective, which aims to transcend the division between manual and digital drawing, expanding and deepening the critical reflection on the application of representative techniques and tools, going beyond these two categories. In order to stimulate critical reflection in students, regarding their applications in various design situations, we emphasize the need to pay attention to the discursive potential of each medium in the design process.

Keywords: digital representation, manual representation, content planning, teaching strategies for design applied to drawing.

 

Autores

Fernanda Botter, Anna Lucia da Silva Araujo Vörös e Marco Mazzarotto

Baixe o Arquivo Completo