Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO E MODELO FÍSICO COMO RECURSOS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL / DRAWING AND PHYSICAL MODEL AS LEARNING RESOURCES IN CHILD EDUCATION

 

Resumo

O presente estudo investiga de que forma a Expressão Gráfica, especificamente os elementos desenho e modelo físico, contribui para a construção da aprendizagem das crianças da educação infantil. Para isso, é realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, com seleção de trabalhos acadêmicos. Para guiar as análises foram definidas as seguintes questões norteadoras: Como esses elementos da Expressão Gráfica são denominados nas pesquisas? Como o desenho e o modelo físico são utilizados nas práticas pedagógicas dos professores? Quais as considerações sobre os elementos da Expressão Gráfica para a construção da aprendizagem na educação infantil? Quais resultados apresentam? Ao responder essas questões é possível indicar as contribuições da Expressão Gráfica na educação infantil: o desenho como um recurso para o registro da aprendizagem da criança; e o modelo físico como objeto que proporciona a exploração e percepção do mundo em que a criança está inserida, colaborando para a criatividade, a imaginação e a fantasia.

Palavras-chave: educação infantil; desenho; modelo físico; aprendizagem.

 

Abstract

The present study investigates how Graphic Expression, specifically the elements drawing and physical model, contributes to the construction of children’s learning in early childhood education. For this, a qualitative research is carried out, bibliographic type, with selection of academic papers. To guide the analysis, the following guiding questions: How are these elements of Graphic Expression called in research? As the drawing and the physical model are used in the pedagogical practices of teachers? What are the considerations about the elements of Graphic Expression for the construction of learning in early childhood education? What results do they show? When answering these questions, it is possible to indicate the contributions of Graphic Expression in early childhood education: the drawing as a resource for recording child learning; and the physical model as an object that provides the exploration and perception of the world in which the child is inserted, contributing to creativity, imagination and fantasy.

Keywords: child education; drawing; physical model; learning

Autores

Francisca Martins de Gois e Anderson Roges Teixeira Góes

Baixe o Arquivo Completo Baixe o Arquivo Completo