Revista Educação Gráfica

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DESENHO DE CROQUI: CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO E PROCESSOS COGNITIVOS / SKETCH DESIGN: CONSIDERATIONS ABOUT PROJECT AND COGNITIVE PROCESSES

 

Resumo

Este artigo expõe uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com o objetivo de se obter conhecimento acerca do desenho de croqui, enquanto representação gráfica utilizada para a externalização de idéias em um processo de projeto e, como um meio efetivo à prática do desenho à mão livre. O estudo realizado partiu de considerações a respeito de projeto, criatividade e desenho e, principalmente, sobre os processos cognitivos e as operações mentais envolvidas no desenho de croqui. De acordo com a pesquisa realizada, foram elaborados sete esquemas visuais sobre os contextos abordados, vindo a ser uma contribuição ao ensino e ao conhecimento sistêmico deste tipo de desenho. Esta abordagem serve também para a verificação de que um croqui não é um simples rabisco, mas um exercício fundamental para o desenvolvimento da criatividade, do processo de projeto e da cognição mental, devendo ser evidenciado e praticado constantemente por profissionais, estudantes e educadores das áreas de projeto, já que a maioria possui dificuldades em sua representação, sendo estas também comentadas através de relatos de experiências pessoais de docência na área de desenho.

Palavras-chave: desenho; desenho de croqui; cognição; operações mentais.

 

Abstract

This article exposes an exploratory qualitative research, carried out with the objective of obtaining knowledge about the sketch drawing, as a graphic representation used for the externalization of ideas in a design process and, as an effective means to the practice of freehand drawing. The study was based on considerations regarding project, creativity and drawing and, mainly, on the cognitive processes and mental operations involved in sketching. According to the research carried out, seven visual schemes were drawn up on the contexts addressed, becoming a contribution to the teaching and systemic knowledge of this type of drawing. This approach also serves to verify that a sketch is not a simple scribble, but a fundamental exercise for the development of creativity, the design process and mental cognition, and must be constantly highlighted and practiced by professionals, students and educators in the areas of project, because most of them have difficulties in their representation, which are also commented through reports of personal teaching experiences in the drawing area.

Keywords: drawing; sketch drawing; cognition; mental operations.

Autores

Chrystianne Goulart Ivanóski

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