Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHANDO JUNTOS: RABISCOS COLETIVOS COMO MEIOS DE EXPRESSÃO GRÁFICA / DRAWING TOGETHER: COLLECTIVE LINE-MAKING AS A MEDIUM FOR GRAPHIC EXPRESSION

 

Resumo

Este trabalho debruça-se sobre o desenvolvimento do projeto Desenhando Juntos durante o período de 2019/2020, como parte do programa de Iniciação Científica da PUC-Rio, no Departamento de Artes e Design. Tomando como referenciais a arte participativa de Lygia Clark e a antropologia dos materiais de Tim Ingold, dentre outros autores, educadores e artistas, buscou-se oferecer uma abordagem teórico-prática acerca dos diferentes meios pelos quais a estrutura de obras de arte participativas pode ser aplicada para estimular a curiosidade, manipulação e aproximação com a prática do desenho e seu uso como meio de expressão gráfica. São apresentadas articulações teóricas referentes ao caráter corporal e processual da atividade, além de experimentos realizados no ambiente universitário com o intuito de promover e acompanhar os participantes em suas derivas criadoras. Conclui-se que os jogos de desenho e obras de arte participativas se apresentam como interessantes abordagens para uma introdução à prática de rabiscar, pois se constituem sobre uma lacuna que dá margem para a criação do outro.

Palavras-chave: desenho; processualidade; participativo; deriva; performance.

 

Abstract

The present article focuses on the development of the Desenhando Juntos project during the period 2019/2020, as part of the Scientific Initiation program at PUC-Rio, in the Department of Arts and Design. Taking as a reference the participatory art of Lygia Clark and the anthropology of materials by Tim Ingold, among other authors, educators, and artists, we sought to offer a theoretical-practical approach about the different means by which the structure of participatory works of art can be applied to stimulate curiosity, manipulation and approximation with the practice of drawing and its use as a means of graphic expression. Theoretical articulations are presented regarding the bodily and procedural aspects of line-making. These are followed by the exposition of experiments carried out in the university environment to promote and accompany participants in their creative drifts. It is concluded that the drawing games and participatory works of art function as interesting approaches for an introduction to the practice of drawing, as they constitute a gap that invites creative gestures.

Keywords: drawing; process; participative; drift; performance.

Autores

Gabriel Santa Anna Vieira Machado e Carlos Eduardo Félix da Costa

Baixe o Arquivo Completo