Revista Educação Gráfica

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DENTRO E FORA DA CAIXA: A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DOS BOXES DE LIVROS DA INTRÍNSECOS / INSIDE AND OUTSIDE THE BOX: THE DESIGN CONTRIBUTION TO THE DEVELOPMENT OF THE INTRINSECOS’ BOOK BOXES

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais são as estratégias de design empregadas na configuração do box do clube de assinatura Intrínsecos para a manutenção e o fortalecimento do produto no mercado. Tendo em vista o contexto desfavorável e o baixo faturamento do mercado editorial brasileiro nos últimos anos, investir em estratégias de design que contribuam para potencializar o significado desses produtos, apresenta-se como um caminho para garantir sua permanência. O apego, ou afeto, é uma forma de interação que pode ser estimulada através dos objetos colecionáveis, sendo um recurso que pode ser utilizado por designers e profissionais de marketing para entusiasmar o consumo. A partir de um estudo de caso do clube de livros Intrínsecos, esta pesquisa analisou, por base semiótica, 9 caixas lançadas pela Intrínseca. Os resultados apontam que as estratégias de design, quanto aos elementos visuais presentes nos itens que integram o box, foram empregados, ora com foco no agrupamento; ora como meio de distinção. Em termos semânticos e pragmáticos, foi possível observar que a série de boxes estimula relações afetivas entre usuário-produto por meio do colecionismo.

Palavras-chave: mercado editorial; materialidade; linguagem visual; colecionismo; conteúdo literário.

 

Abstract

This paper aims to investigate the design strategies used in the configuration of Intrinsic club book boxes for the maintenance and strengthening of the product in the market. In view of the unfavorable context and the low revenue of the Brazilian publishing market in recent years, investing in design strategies that contribute to enhancing the meaning of these products is presented as a way to guarantee their permanence. Attachment, or affection, is a form of interaction that can be stimulated through collectible objects, being a resource that can be used by designers and marketers to excite consumption. Based on a case study of the book club Intrínsecos, this research analyzed, by semiotic basis, 9 boxes launched by Intrínseca. The results show that the design strategies, regarding the visual elements present in the items that make up the box, were used, sometimes with a focus on grouping; now as a means of distinction. In semantic and pragmatic terms, it was possible to observe that the series of boxes stimulates affective relationships between user-product through collecting.

Keywords: editorial market; materiality; visual language; collecting; literary content.

Autores

Nathalie Barros da Mota Silveira, Ítalo José de Medeiros Dantas, Elyziane Ferreira Borges e Ramon Bastos Cordeiro

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