Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA SUBVERSÃO À DIVERSIDADE: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NAS CAPAS DA REVISTA VOGUE NORTE-AMERICANA / FROM SUBVERSION TO DIVERSITY: THE BLACK REPRESENTATIVENESS ON THE COVERS OF THE AMERICAN VOGUE MAGAZINE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central contribuir com o viés das pesquisas acadêmicas sobre a participação e a representação das pessoas negras nos multicanais de comunicação de massa. Para atingir esses fins, buscou-se discutir através de um estudo de caso da revista Vogue, em sua edição norte-americana, acerca de que maneira as pessoas afro-americanas vêm sendo representadas historicamente em suas capas, principal elemento de conexão entre produto-observador, especialmente quando em se tratando de revistas de moda. Para esses fins, mapearam-se todas as capas com pessoas afrodescendentes, analisando seu conteúdo a partir de uma perspectiva qualitativa. Com relação aos resultados, chegaram-se a quatro perfis principais de representação: subversão racial, valorização da beleza afro-americana, sexualização e diversidade. Para efeitos de conclusão, conseguiu-se discutir sobre como o avanço histórico-social, bem como a percepção das pessoas sobre o espaço que ocupa influencia nos meios de comunicação de massa e tem um impacto direto nas formas com que as capas são visualmente configuradas, considerando suas estratégias visuais.

Palavras-chave: cultura de massa; comunicação; comunidade negra; moda; racismo; semiótica.

 

Abstract

This paper has as its central objective of contributing to the academic research bias on the participation and representation of black people in multichannel mass communication. To achieve these ends, we sought to discuss through a case study of the magazine Vogue, in its North American edition, about how the African American people have been historically represented on their covers, the main connecting element between product-observers, especially when it comes to fashion magazines. For these purposes, all covers with people of African Americans were mapped, analyzing their content from a qualitative perspective. Regarding the results, four main profiles of representation were reached: racial subversion, valuing African American beauty, sexualization and diversity. In conclusion, it was possible to discuss how the historical-social progress, as well as people’s perception of the space it occupies, influences the mass media and has a direct impact on the ways in which the covers are visually configured, considering their visual strategies.

Keywords: mass culture; communication; black community; fashion; racism; semiotics.

Autores

Ítalo José de Medeiros Dantas, Glauber Soares Júnior, Fabiano Eloy Atílio Batista, Ramon Bastos Cordeiro e Camila Assis Peres Silva

Baixe o Arquivo Completo