Revista Educação Gráfica

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DA SÍNTESE IMAGÉTICA À CONFIGURAÇÃO DA COLEÇÃO DE VESTUÁRIO: O PROCESSO DE CODIFICAÇÃO DE MENSAGENS VISUAIS / FROM IMAGETIC SYNTHESIS TO CONFIGURATION OF THE CLOTHING COLLECTION: THE PROCESS OF CODING OF VISUAL MESSAGES

 

Resumo

Para construir a linguagem visual de uma coleção de vestuário, os designers de moda fazem uso, dentre outros métodos, de painéis de imagens que servem para: sintetizar o significado que o produto carregará, representar o público-alvo e/ou apresentar o mood da coleção, servindo como suporte na delimitação dos elementos visuais que configurarão as formas dos produtos. Essa pesquisa tem por objetivo entender como ocorre o processo de extração dos elementos visuais dos painéis imagéticos e como eles são materializados no processo de conceituação dos produtos de vestuário. Buscou-se analisar através de um estudo de caso a coleção de vestuário Terral e o seu correspondente painel semântico, apresentada pela Universidade de Fortaleza no Concurso dos Novos 2019, do Dragão Fashion Brasil. Os métodos de análise visual seguirão os parâmetros apresentados por autores de referência, como João Gomes Filho, Martine Joly e Maria Sanches. Identificou-se a existência de uma relação clara e coerente entre as imagens utilizadas na ferramenta criativa e a materialização dos elementos na configuração da coleção de vestuário, principalmente no que concerne às cores e as texturas aplicadas.

Palavras-chave: elementos do design; moda; mensagem visual; linguagem visual; síntese imagética; coleção de moda.

 

Abstract

To build the visual language of a clothing collection, fashion designers use, among other methods, image panels that serve to: synthesize the meaning that the product will carry, represent the target audience and/or present the mood of the collection, serving as support in the delimitation of the visual elements that will configure the shapes of the products. This research aims to understand how the process of extracting the visual elements of the image panels occurs and how they are materialized in the conceptualization process of clothing products. It was sought to analyze through a case study the collection of Terral clothing and its corresponding semantic panel, presented by the University of Fortaleza in the New Fashion Contest 2019, by Dragão Fashion Brasil. The visual analysis methods will follow the parameters presented by reference authors, such as João Gomes Filho, Martine Joly, and Maria Sanches. The existence of a clear and coherent relationship between the images used in the creative tool and the materialization of the elements in the configuration of the clothing collection was identified, especially about the colors and textures applied.

Keywords: design elements; fashion; visual message; visual language; imagetic synthesis; fashion collection.

 

Autores

Ítalo José de Medeiros Dantas e Nathalie Barros da Mota Silveira

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