Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA “MERA ILUSTRAÇÃO” À IMAGEM: COMPREENDENDO CONCEITOS DE ILUSTRAÇÃO NA HISTÓRIA DA ARTE, DESIGN E LITERATURA / FROM “MERE ILLUSTRATION” TO IMAGE: UNDERSTANDING CONCEPTS OF ILLUSTRATION IN THE HISTORY OF ART, DESIGN AND LITERATURE

 

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre a ilustração infantil brasileira e visa compreender aspectos conceituais do termo “ilustração” em diversas áreas de estudo, diferenciando o uso do termo na Literatura, no Design e, por fim, no campo da História da Arte, aproximando a discussão do que seja a ilustração da noção sobre imagem como pensada especialmente pelo historiador da arte e filósofo francês Georges Didi-Huberman (1953-). O argumento inicia por uma aproximação ao estudo do termo ilustração na História da Arte, muitas vezes associada ao seu uso de forma banal e superficial. Toma-se, então, uma gravura de Albrecht Dürer do álbum Apocalipse, para refletir sobre a relação entre ilustração e texto, ressaltando o valor da imaginação no processo de ilustrar. Aborda-se brevemente a ilustração no campo da Literatura, relacionada principalmente ao Livro Infantil, onde se constata que a ilustração é objeto de estudo comumente relegado ao segundo plano. Ao fim, retoma-se a ideia de ilustração como imagem, investigando a etimologia da palavra ilustrar e sugerindo-se a palavra figura para o que, em geral, se qualifica como “mera ilustração”.

Palavras-chave: ilustração como imagem; ilustração na arte; imagem na arte; livro ilustrado; livro infantil; Georges Didi-Huberman.

 

Abstract

This article is part of a research on Brazilian illustration in children’s books, and aims to understand conceptual aspects of the term “illustration” in several areas of study, differentiating the use of terms in Literature, Editorial Design and, finally, in the field of History of Art, bringing the discussion of illustration closer to the reflection on the image as thought especially by the art historian and French philosopher Georges Didi-Huberman (1953-).. The argument begins with an approach to the study of the term illustration in the History of Art, often associated with its banal and superficial use. An engraving by Albrecht Dürer from the album Apocalipse is then analised to reflect on the relationship between illustration and text, emphasizing the value of imagination in the illustration process. In Literature studies, illustration in children’s books is an object of research, but of less interest than text. Finally, the idea of ​​illustration as an image is recovered, investigating the etymology of the word illustrate and suggesting the word figure for what, in general, is qualified as “mere illustration”.

Keywords: ilustration as image; illustration in art; image in art; picturebook; children’s book; Georges Didi-Huberman.

Autores

Luana Maribele Wedekin e Isadora Cunha Caldas

Baixe o Arquivo Completo