Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA INTUIÇÃO À PRÁTICA PROJETUAL: ANÁLISE DA PALETA CROMÁTICA DO E-BOOK INFANTIL “MAMÃO COM AÇÚCAR” / FROM THE INTUITION TO THE PROJECTUAL PRACTICE: ANALYSIS OF THE “MAMÃO COM AÇÚCAR” CHILDREN’S E-BOOK COLOR PALETTE

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a paleta cromática do e-book “Mamão com açúcar”, projeto de livro digital ilustrado e interativo de culinária saudável para o público infantil. Durante seu desenvolvimento, a escolha das cores foi feita como parte do processo de uma metodologia, porém, realizada de maneira bastante intuitiva. Como forma de analisar esta decisão da paleta cromática, trazendo objetividade e aprimoramento para as decisões tomadas, este artigo avalia a cor como componente do processo criativo através dos estudos de Barros (2006); o uso da cor em mídias digitais (UXPin, 2015); e a cor como elemento integrante do processo experiencial de um usuário com um produto, de acordo com Schmitt (2000, 2011).

Palavras-chave: e-book infantil; paleta cromática; processo criativo; experiência do usuário.

 

Abstract

This article aims to analyze the “Mamão com Açúcar” e-book color palette, an illustrated and interactive digital children’s cookbook of healthy food project. During its development, the color choice has been made as part of the process of a methodology, but performed in a very intuitive way. In order to analyze the decision of this color palette, bringing objectivity and improvement for the taken decisions, this article evaluates the color and the creative process component through Barros’ studies (2006); the use of colors in digital media (UXPin, 2015); and the color as an integral element of the user’s experiential process with a product, according to Schmitt (2000, 2011).

Keywords: children’s e-book; color palette; creative process; user experience.

 

Autores

Liana Domeneghini Chiaradia e Douglas Luiz Menegazzi

Baixe o Arquivo Completo