Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA FORMA À FORMA: UM PERCURSO DA SINTAXE VISUAL NO PROJETO TOPOMORFOSE

Resumo

O presente artigo foi produzido a partir de um estudo realizado sobre o projeto Topomorfose da designer Heloisa Crocco. Trata-se de um projeto de longo prazo, no qual são aplicadas no campo de Design de Superfície as referências visuais encontradas em cortes de árvores da Amazônia. A partir dos resultados gráfico-visuais observados, foram descritos e considerados os elementos pré-figurativos, figurativos e meta- figurativos dessas composições com base em pressupostos da teoria de Sintaxe Visual. Portanto, o objetivo foi descrever o percurso gráfico-compositivo dos padrões de Design de Superfície, com base nos fundamentos de Sintaxe Visual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de base qualitativa, envolvendo estudos exploratórios, teóricos e documentais. Enfatiza-se no artigo o processo de transposição das características do material madeira em expressão gráfica. Isso reafirma a possibilidade de utilização da teoria de Sintaxe Visual e dos elementos e princípios gráficos, baseados em conceitos de ponto, linha e plano, entre outros, para descrever aspectos compositivos das formas visíveis.

Palavras-chave: sintaxe visual; design de superfície; topomorfose.

Abstract

This paper has been produced from a study based on the project named Topomorfose from the designer Heloisa Crocco. This is a long term project which the uses as reference the visual pattern found in sections of trees in Amazon, Brazil, to apply in the field of Surface Design. From the visual graphic results observed were described and considered the pre-figurative, figurative and meta-figurative compositions based on the elements of the Visual Syntax theory. Therefore, we aimed to describe the graphic-compositive path of the Surface Design patterns, based on the Visual Syntax principles. Thus, a descriptive research with qualitative basis was developed, involving exploratory, theoretical and documentary studies. The emphasis in this paper is the transposition process of the characteristics of the wood into graphic expression. This reaffirms the possibility of using the Syntax Visual theory and graphic principles and elements, based on concepts of point, line and plane, among others, to describe compositional aspects of visible forms.

Keywords: visual syntax, design surface; topomorfose.

Autores

Diego Piovesan Medeiros; Graciela Sardo Menezes; Richard Perassi Luiz de Sousa e Marilia Matos Gonçalves

Baixe o Arquivo Completo