Revista Educação Gráfica

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CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL INFANTIL – “CAÍ, PERDI UM DENTE… E DAÍ?” / THE CONCEPTION AND DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL SERIOUS GAME CALLED – “I FELL DOWN AND LOST MY TOOTH, SO?”

Resumo

Jogos são uma ponte natural entre educação e diversão. Já foi comprovada a sua eficácia em várias áreas do saber, pois fornecem, juntamente com a interatividade, novas formas de aplicação do conhecimento, através de desafios propostos ao usuário. Tal meio, amplamente utilizado na indústria do entretenimento, pode assumir papel social quando aplicado a áreas diversas, como a da saúde. Esta categoria de jogos, com propósitos específicos como treinamento, reabilitação e prevenção, denomina-se serious games. No entanto, os materiais disponíveis referentes à prevenção em saúde, principalmente na área da Odontologia, destinados ao público infantil, ainda são escassos e com pouco nível de atratividade. Este estudo apresenta, portanto, a criação e desenvolvimento de um serious game, chamado “Caí, Perdi um Dente… E daí?”, focado no tema de avulsão dentária de um dente permanente, situação comumente vivenciada por crianças em fase escolar, que necessita de procedimentos rápidos para que o dente possa ser reimplantado, evitando a necessidade de próteses dentárias. Visamos, assim, estimular a pesquisa na área de educação e interatividade dirigidas à saúde, oferecendo novas ferramentas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Palavras-chave: serious games; game design; design gráfico; design em saúde.

 

Abstract

Games are a natural bridge between education and entertainment. Its use has already proven efficient in many areas of knowledge, since it provides (along with interactivity) new forms to knowledge application, through issuing challenges to the user. These means, widely applied in entertainment industry, can play a social role when applied to other areas, such as healthcare. This category of games, with specific purposes such as training, rehabilitation and prevention, is generally classified into the category of serious games. However, the available materials for teaching concepts related to health prevention, especially in Dentistry, among children are still scarce and with currently low attractiveness. This study thus presents the concept and the development of a serious game called “I Fell Down and Lost my Tooth, So?”, focused on a permanent tooth avulsion, usually experienced by children in learning stage, who need rapid procedures to promote tooth reimplantation, avoiding the need for dental prostheses. It was also aimed to stimulate further research concerning education and interactivity towards healthcare, providing improvements in the overall life quality of all people.

Keywords: serious games; game design; graphic design; design for healthcare.

 

Autores

Mariana Hortolani Rodrigues, Susy Nazaré Silva Ribeiro Amantini e Alexandre Alberto Pascotto Montilha, Kaliza Merino de Medeiros Godoy e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

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