Revista Educação Gráfica

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CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS E PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS NARRATIVAS NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / STORYTELLING AND PRODUCTION OF NARRATIVE SEQUENCES IN A COMIC BOOK FORMAT

 

Resumo

Esta pesquisa se dedicou a investigar como se dá o processo de produção de um material sequencial, no formato de história em quadrinhos, desenvolvido a partir da contação de uma estória. O experimento envolveu alunos do terceiro ano do ensino fundamental em um colégio da rede municipal no Recife, sendo estruturado em duas etapas: na primeira com uma apresentação dos elementos constitutivos das histórias em quadrinhos, a fim de familiarizar os alunos com o objeto de estudo e, no segundo momento, com o desenvolvimento da contação da estória seguida da produção da representação gráfica sequencial. O interesse do estudo toma por base aspectos referentes ao planejamento da inserção das informações captadas sonoramente transformado em um material gráfico. Com a finalidade de entender os processos e todos os componentes envolvidos no estudo, tomou-se como referencial de análise a Teoria da Atividade, em especial a primeira e segunda geração baseadas nos estudos de Engeström (1987).

Palavras-chave: história em quadrinhos; contação de estórias; teoria da atividade.

 

Abstract

This research aims to find out how is the production process of a sequential material in the comic book format, developed from the storytelling. The experiment involved students of the third year of primary education in a college in Recife, being structured in two stages: first, with a presentation of the elements of comic books with the aim to familiarize students with the object of study and, in the second time, with the development of storytelling followed by the production of sequential graphical representation. The interest of the study is based on aspects relating to the planning of the insertion of information captured sonically transformed into a graphic material. In order to understand the processes and all components involved in the study, it was taken as analytical reference the Activity Theory, especially the first and second generation based on Engeström’s studies (1987).

Keywords: comic book; storytelling; activity theory.

 

Autores

Marina de Lira Pessoa Mota, Gregório Bacelar Lameira, Silvio Barreto Campello e Eva Rolim Miranda

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