Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CONSTATAÇÃO DO ENSINO DO SKETCHING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE PRODUTO / INDICATIONS REGARDING THE TEACHING OF SKETCHING IN UNDERGRADUATE PROGRAMS OF PRODUCT DESIGN

 

Resumo

Esta pesquisa se deu a partir de constatações diárias em aulas de sketching de produto, onde os autores perceberam as dificuldades passadas pelos discentes na elaboração dos desenhos. Dando importância a esse fato, iniciaram o presente estudo, que tem como objetivo verificar o panorama atual de ensino dessa vertente representativa. Como estratégia metodológica, iniciou-se a pesquisa com a identificação dos cursos de graduação em Design de Produto. Essa etapa contemplou todo o território nacional, sendo realizada via portal e-MEC. Em seguida, foram enviadas mensagens aos coordenadores, por e-mail, solicitando os planos de ensino e os respectivos contatos dos professores responsáveis pelas disciplinas de representação gráfica manual. Tendo essas informações, optou-se por aplicar um questionário on-line com os docentes. Com base nos documentos coletados e nas respostas obtidas, foram feitos apontamentos para o campo de estudo. Como resultado, a pesquisa apresenta possíveis caminhos para fortalecimento do ensino: propõe a revisão de algumas posturas, a execução de novas abordagens didáticas, a padronização na nomenclatura da disciplina e o aumento na carga-horária da mesma.

Palavras-chave: educação superior; ensino do desenho; sketch de produto.

 

Abstract

This study emerged from daily observations in product sketching classes, since the authors noticed difficulties experienced by the students while creating their drawings. Given the importance of looking into these challenges, we started this study, which aims to verify the actual a panorama of sketching teaching. As a methodological strategy, we started by identifying the undergraduate programs of product design. This step took into consideration the Brazilian territory, and the investigation took place via the website e-MEC. In the sequence, messages were sent to the programs’ coordinators requesting the course plans as well as the contact information of the professors in charge of teaching manual graphic representation courses. Having collected these contacts, we decided to administer an online questionnaire with all the professors. Based on the documents that were collected and on responses to the questionnaires, we could point out some indications for the field of study. As a result, this study presents possible paths to improve teaching in the area: we propose a review of certain decisions/actions, the adoption of new pedagogical approaches, the standardization of courses’ names and the increase of the courses’ total number of hours.

Keywords: higher education; teaching of sketching; product sketch.

Autores

Carlos Eduardo Senna, Ivan Luiz de Medeiros e Paola Santos Salines

Baixe o Arquivo Completo