Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO DO DESENHO MANUAL E A ABORDAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Resumo

Este artigo relata a experiência do ensino de desenho, na Disciplina de Desenho Aplicado, ministrada na segunda fase do Curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é o desenho manual tendo-se como tema a figura humana. A experiência do ensino mostra como os alunos encaram a questão do desenho manual e suas principais deficiências, bem como as estratégias aplicadas na disciplina, focando-se nos aspectos relevantes quanto à aprendizagem e à motivação para o aprendizado. A elaboração deste artigo partiu de uma pesquisa exploratória, com a realização de levantamento bibliográfico, além de uma pesquisa qualitativa descritiva, quanto ao relato da experiência prática de ensino, finalizando-se com os resultados obtidos. Este artigo vem contribuir não só como referência ao ensino do desenho manual para estudantes de cursos de Design, Arquitetura e Artes, como também quanto ao relato de uma experiência positiva junto aos alunos, cujos resultados ultrapassaram as expectativas.

Palavras-chave: desenho manual; representação gráfica; ensino de desenho.

 

Abstract

This article reports on the experience of the teaching of drawing in the Discipline of Design Applied, given in the second phase of the Design Course at the Federal University of Santa Catarina. Your objective is the design manual and the theme the human figure. The experience of teaching shows how students perceive the issue of manual drawing and its main weaknesses, as well as the strategies applied in the discipline, focusing on the aspects relevant to learning and motivation for this learning. The drafting of the article came from an exploratory research, with the completion of bibliographic research, in addition to a descriptive qualitative study, regarding the report of practical experience, ending with the results obtained. This article is a contribution not only as a reference to the teaching of design manual for students of Design courses, Arts and Architecture, as well as the report of a positive experience with their students, whose results have exceeded expectations.

Keywords: manual drawing; graphic representation; teaching of drawing.

Autores

Chrystianne Goulart Ivanóski

Baixe o Arquivo Completo