Revista Educação Gráfica

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CONEXÕES VISUAIS E MATERIAIS NO LIVRO IMPRESSO CONTEMPORÂNEO: O DESIGN EDITORIAL COMO CONSTRUÇÃO NARRATIVA / VISUAL CONNECTIONS AND MATERIALS IN CONTEMPORARY PRINTED BOOKS: EDITORIAL DESIGN AS NARRATIVE CONSTRUCTION

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o livro impresso a partir de suas morfologias visuais e materiais em suas relações que o compõe o livro como um objeto palpável e manipulável. O design editorial ao longo da história explana acerca de diversos usos e aplicações sobre a linguagem visual/material, a discussão se baseia na análise de 4 projetos de livros: Cantora careca (1964) de Massin, Decálogo da classe média (1998) de Sebastião Nunes, LULULUX (2015) de Gustavo Piqueira e ¿Historia Natural? (2016) de Rosana Paulino. Abordando os limites do livro impresso, tanto em sua materialidade quanto suas composições visuais, tipografias, formatos, conceitos e funções, este estudo visa compreender as relações presentes entre essas duas linguagens distintas, mas integrantes do mesmo objeto, para gerar significados que estão além do texto escrito, expondo novas perspectivas para o livro impresso em uma possibilidade de um objeto material de grande valor narrativo e conceitual.

Palavras-chave: design editorial; livro impresso; paratextos; materiais; linguagem visual.

 

Abstract

This article aims to analyze the printed book from its visual and material morphologies in its relationships that make up the book as a palpable and manipulable object. Editorial design throughout history explains about different uses and applications on visual / material language, the discussion is based on the analysis of 4 book projects: Massin’s bald singer (1964), Sebastião’s Nunes middle class (1998), LULULUX (2015) by Gustavo Piqueira and ¿Historia Natural? (2016) by Rosana Paulino. Addressing the limits of the printed book, both in its materiality and its visual compositions, typographies, formats, concepts and functions, this study aims to understand the relationships between these two distinct languages, but which are part of the same object, to generate meanings that are beyond the written text, exposing new perspectives for the printed book in a possibility of a material object of great narrative and conceptual value.

Keywords: editorial design; printed book; paratexts; materials; visual language.

Autores

Guilherme Paranhos Paes e Mirtes Cristina Marins de Oliveira

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