Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CONCEITOS GESTÁLTICOS INTERPRETADOS NAS ARTES VISUAIS – UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Resumo

O presente artigo consiste no relato de uma abordagem pedagógica utilizada em um curso de Design para o ensino de conceitos de psicologia da forma e da Gestalt apropriando-se de elementos visuais apanhados na obra do artista plástico, fotógrafo e designer Geraldo de Barros, integrante do Concretismo Brasileiro. Tal estudo relata dentre outras coisas, a importância desses conceitos em elementos visuais presentes no dia a dia do designer e como eles podem contribuir para a criação de peças gráficas mais significativas.

Palavras-chave: design gráfico, arte concreta, gestalt, ensino do design, percepção visual.

 

Abstract

This article is a report of a pedagogical approach used in a course design for teaching concepts of psychology and Gestalt as appropriating elements caught in the work of visual
artist, photographer and designer Geraldo de Barros, a member of Brazilian Concrete movement. This study reports among other things, the importance of these concepts into visual elements present on the day of the designer and how they can contribute to the creation of graphic pieces more meaningful.

Keywords: graphic design, concrete art, gestalt, design education, visual perception.

Autores

Marko Alexandre Lisboa dos Santos

Baixe o Arquivo Completo