Resumo
Este artigo é parte de uma tese de doutorado na qual se analisa mídias externas cujas comunicações visuais propõem hibridizações entre a linguagem do design gráfico e linguagens das artes visuais, notadamente as da fotografia, cinema, vídeo e instalação, e encontram-se circunscritas em uma área localizada na região oeste da cidade de São Paulo. No exemplo em questão, a vitrina da loja Interbagno se transforma em um espaço de instalação artística através do uso expandido da fotografia. Tal procedimento diferenciado se destaca da visualidade padronizada da mídia externa das grandes cidades, estabelecendo novas percepções dos espaços públicos. Na expansão de linguagens distintas como o design gráfico e a instalação artística, promove o que parece ser uma comunicação visual mais afinada com o fluxo de comunicação contemporâneo.
Palavras Chave: comunicação visual urbana; hibridização; instalação; fotografia expandida
Abstract
This article is part of a doctoral thesis that analyses external media where the visual communication proposes hybridizations between the language of graphic design and languages of the visual arts such as photography, cinema, video and installation, and circumscribed in a located area in the western region of São Paulo city. In the example in question, the show window of the Interbagno store becomes an artistic installation space through the expanded use of photography. Such a differentiated procedure stands out from the standardized visuality of the external media in big cities and establishing new perceptions of the public spaces. In the expansion of distinct languages such as graphic design and artistic installation, it promotes what appears to be a visual communication more attuned to the flow of contemporary communication.
Keywords: urban visual communication; hybridization; installation; expanded photography
Autores
Angela Maria dos Santos e Gisela Belluzzo de Campos
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