Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

COMPOSIÇÕES GEOMÉTRICAS REGRADAS NO ENSINO DE INFORMÁTICA APLICADA / RULED GEOMETRIC COMPOSITIONS FOR TEACHING APPLIED INFORMATICS

Resumo

O Computer Aided DesignCAD ampliou os recursos da atividade projetiva e, atualmente, é ambiente virtual de experimentação e criação para arquitetos e urbanistas. Entretanto, no Brasil, o ensino das ferramentas digitais ainda carece de avanços para uma formação mais arrojada tecnologicamente. Novos conteúdos programáticos e estratégias de ensino precisam ser adotadas para promover instrumentalização digital como suporte da expressão criativa nos processos projetuais. Este artigo relata a aplicação da metodologia baseada na Shape Grammar, no ensino da disciplina Informática Aplicada à Representação de Projetos I, do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas São Pedro, em Vitória, Espírito Santo. Revisão bibliográfica e estudo de caso estruturam o artigo que, após dissertar sobre o processo de inserção das ferramentas digitais no campo projetual e no ensino de arquitetura e urbanismo, apresenta conceitos de parametria e programação, relata as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos na experiência didática vivenciada.

Palavras-chave: educação arquitetônica; informática aplicada; composições regradas.

 

Abstract

Computer Aided Design – CAD has expanded the resources of projective activity and is currently a virtual environment of experimentation and creation for architects and urban planners. In Brazil however, the teaching of digital tools still lacks advances. New programmatic content and teaching strategies need to be adopted to promote digital instrumentation as support for creative expression in design processes. This article reports the application of Shape Grammar based methodology in the teaching of class “Applied Informatics to Representation of Project I”, of Architecture and Urbanism courses of Faculdades Integradas São Pedro, in Vitória, Espírito Santo. Bibliographical research and case study make up the structural base of this study, which after disserting about the process of insertion of digital tools in the projective field and in the teaching of architecture and urbanism, presents parametric and programing, reports the developed activities and the results obtained from the didactic experience that took place.

Keywords: architectural education; applied informatics; ruled compositions

Autores

Cristina Cerqueira Buery e  Maria Angela Dias

Baixe o Arquivo Completo