Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

COLOR+: APLICATIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CORES POR PESSOAS COM DALTONISMO / COLOR+: APPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING COLOR BY PEOPLE WITH COLOR BLINDNESS

 

Resumo

As pessoas com daltonismo possuem um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores, ocasionado por doença de origem genética que provoca a incapacidade de o indivíduo diferenciar algumas cores. Isso acarreta dificuldades em diversas ações e produtos que fazem uso das cores, como semáforos, roupas, tecnologias digitais, entre outros. Este estudo apresenta o desenvolvimento e análise de uma tecnologia digital (aplicativo denominado Color+) para o ensino e aprendizagem de cores, proporcionando a educação inclusiva. A metodologia é qualitativa, fazendo uso de design science research. Como sistema de código para identificação de cores, a pesquisa empregou o ColorADD. Foram realizados testes de usabilidade e a classificação dos dados produzidos durante o processo, para posterior correção do Color+, apresentando a versão final do aplicativo. Participaram dos testes cinco indivíduos com diversos níveis de dificuldades para enxergar. O Color+ apresentou sucesso em sua forma de comunicação e se posiciona como uma ferramenta alinhada com os interesses de uma sociedade repleta de tecnologias digitais, podendo ser um recurso a ser utilizado em sala de aula.

Palavras-chave: educação inclusiva; daltonismo; tecnologia digital.

 

Abstract

People with color blindness have a vision disorder that interferes with color perception, caused by a disease of genetic origin that causes the inability of the individual to differentiate some colors. This causes difficulties in various actions and products that make use of colors such as traffic lights, clothes, digital technologies, among others. This study presents the development of a digital technology (application called Color+) for teaching and learning colors, providing inclusive education. The methodology is qualitative, making use of Design Science Research. As a coding system for color identification, the survey makes use of ColoADD. Usability tests are carried out and the data produced during this process are classified, for subsequent correction of Color+, presenting the final version of the application. Five people with different levels of vision difficulties participated in the tests. Color+ was successful in its form of communication and is positioned as a tool aligned with the interests of a society full of digital technologies, and can be a resource used in the classroom environment.

Keywords: inclusive education; color blindness; digital technology.

Autores

André Fiori Sequinel e Anderson Roges Teixeira Góes

Baixe o Arquivo Completo