Revista Educação Gráfica

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BRASILIDADE EM CARTAZ: DESIGN GRÁFICO E A IDENTIDADE NACIONAL COMO CRITÉRIO DE PREMIAÇÃO / BRAZILINIATY ON DISPLAY: GRAPHIC DESIGN AND THE NATIONAL IDENTITY AS AWARD CRITERIA

 

Resumo

O Concurso do Cartaz do Prêmio Museu da Casa Brasileira promove a interação entre jurados profissionais experientes e a produção de estudantes e designers iniciantes. Nas últimas edições do evento, a comissão julgadora justificou a escolha do cartaz vencedor destacando a materialização da identidade brasileira como qualidade balizadora. Aqui, investigamos como tal argumento é apresentado nos textos assinados pelo júri, publicados nos catálogos e fixados nas exposições do Concurso em questão. Por meio de referencial teórico-metodológico proveniente da Teoria e História do Design, buscamos identificar e explicitar contradições e ambivalências implicadas no uso da brasilidade como cerne para a valorização do design gráfico local contemporâneo frente à tradicional vinculação europeia. Concluímos que referências à identidade brasileira e à brasilidade são estrategicamente usadas pelos jurados para obtenção de consenso por meio de rearticulação de relações hierárquicas.

Palavras-chave: brasilidade; design gráfico; teoria do design; concurso do cartaz; prêmio design.

 

Abstract

The Poster Contest for the Museum of the Brazilian House Design Award promotes the interaction between experienced, professional judges and the production of students and amateur designers. In the last iterations of the event, the judging committee justified their choice for the winning poster by highlighting the materialization of Brazilian identity as the defining quality. In this paper, we investigate how such an argument is presented in texts which are signed by the jury, published in catalogs and placed in the exhibitions of the Contest. By means of a theoretical-methodological referential deriving from the Theory and History of Design, we seek to identify and explain the contradictions and ambivalences implied in the use of Brazilianity as the basis for evaluating contemporary, national graphic design as an alternative for the traditional European association. Thus, we conclude that the references to Brazilian identity and Brazilianity are strategically employed by the judges with hierarchical relations being shunned in favor of consensus.

Keywords: brazilianity; graphic design; design theory; poster contest; design award.

 

Autores

Ana Paula França e Ronaldo de Oliveira Corrêa

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