Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

BAUHAUS 100 ANOS, 100 OBJETOS: UM PROJETO COLABORATIVO ENTRE A ACADEMIA, O MUSEU E A INDÚSTRIA / BAUHAUS 100 YEARS, 100 OBJECTS: A COLLABORATIVE PROJECT BETWEEN THE ACADEMY, THE MUSEUM AND THE INDUSTRY

 

Resumo

O presente artigo descreve uma prática pedagógica realizada em contexto curricular na Universidade Lusófona, no Centro Universitário do Porto, inserida numa exposição de homenagem pelo centenário da escola alemã Staatliches Bauhaus (1919-2019). A exposição Bauhaus 100 anos, 100 objetos, esteve patente na Casa-Museu de Guerra Junqueiro, de outubro de 2019, a Janeiro de 2020. Uma colaboração entre a Academia, o Museu e a fábrica de mobiliário alemã Thonet. Uma iniciativa para o público em geral, mas que sobretudo visou estimular os estudantes e estabelecer uma reflexão sobre a linguagem identitária que marcou o design na escola alemã através do estudo, da interpretação e do olhar crítico sobre a sua dimensão no contexto contemporâneo. Uma exposição de um conjunto de artefactos de design, através de uma iniciativa que reuniu docentes e discentes do curso de Design e de profissionais da área, num trabalho interdisciplinar de extensão à comunidade. Uma mostra que resultou em diversas interpretações que estabeleceu a ligação entre o trabalho dos artistas da escola alemã e o registo gráfico contemporâneo de estudantes e profissionais do Design.

Palavras-chave: centenário da Bauhaus; exposição de design; prática pedagógica em design; design colaborativo.

 

Abstract

This article describes a pedagogical practice carried out within the curriculum of the Lusófona University, in the Porto University Center, as part of a tribute exhibition to the centenary of the German school Staatliches Bauhaus (1919-2019). The exhibition, titled Bauhaus 100 years, 100 objects, was held at the Guerra Junqueiro House-Museum from October 11, 2019, to January 3, 2020. It was a collaboration between the Academy, the Museum, and the German furniture factory Thonet. A public initiative, above all, aimed to stimulate students and establish a reflection on the identity that marked design in the German school through study, interpretation and a critical look at its dimension in the contemporary context. The exhibition presented a range of design artifacts, including objects, infographics, and historical and contemporary posters by significant actors. It brought together teachers and students from the Communication Design course and design professionals from the city of Porto in an interdisciplinary community outreach project. The exhibition resulted in several interpretations that added value to the exhibition with a current and dynamic language that established a connection between the work of German school artists and the contemporary graphic design of students and professionals. For students, it was an opportunity to work on a real project, apply the knowledge acquired in different curricular units, and see their work integrated into an international exhibition.

 

Keywords: Bauhaus centenary; design exhibition; pedagogical practice in design, collaborative design.

Autores

Carla Cadete

Baixe o Arquivo Completo