Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AVES DO MEU QUINTAL: DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO ANALÓGICO INTEGRADO À REALIDADE AUMENTADA PARA O PÚBLICO INFANTIL / BIRDS OF MY BACKYARD: DEVELOPMENT OF NA ANALOGIC CHILDREN’S BOOK INTEGRATED TO THE AUGMENTED REALITY

Resumo

Este artigo visa apresentar o processo de pesquisa, conceituação, desenvolvimento visual e implementação com vista à produção de um livro analógico infantil, acompanhado por um aplicativo de realidade aumentada, com temática sobre aves do Estado de Santa Catarina. O projeto baseou-se na metodologia Um modelo de fluxo para design de livro digital infantil, que é composta por quatro etapas que guiaram a produção do artefato. A descrição do projeto foi dividida em dois temas. Primeiro são descritas as etapas envolvidas na elaboração do livro ilustrado, contemplando desde a pesquisa inicial, até a diagramação do produto final. O segundo tema aborda o processo de elaboração do aplicativo de realidade aumentada e descreve todas as suas etapas, desde a elaboração do estilo gráfico-visual, até a produção dos modelos tridimensionais, animações e implementação técnica na forma de um aplicativo. O produto final é formado pelo livro ilustrado sobre as aves de Santa Catarina, acompanhado de um aplicativo de realidade aumentada para smartphones e tablets.

Palavras-Chave: design de livro; realidade aumentada; aves catarinenses; livro infantil.

 

Abstract

This article presents the process of research, conceptualization, visual development and implementation on the production of an analogical children’s book, accompanied by an augmented reality application, about birds from the State of Santa Catarina. The project was based on the methodology A flow model for designing a children’s digital book, which is composed of four steps that guided the production of the artifact. The project description was divided into two parts. First are described the steps for the elaboration of the illustrated book, from the initial research to the final product layout. The second part covers the process of creating the augmented reality application and describes all its steps, from the graphic-visual style, to the production of three-dimensional models, animations and technical implementation of the application. The final product is formed by the illustrated book about the birds of Santa Catarina, accompanied by an augmented reality application for smartphones and tablets.

Keywords: book design; augmented reality; catarinense birds; children’s book.

Autores

Yuina Takase Baba e Samara de Sena

Baixe o Arquivo Completo