Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO AMBIENTAL DE ESCOLAS DA CIDADE DE BAURU (SP) E LENÇÓIS PAULISTA (SP): UM ESTUDO ERGONÔMICO VISTO PELA METODOLOGIA EWA

Resumo
Considerando que composição ambiental é constituída por um conjunto de fatores, que de acordo com a maneira como se apresentam relacionados, são capazes, ou não, de estabelecer harmonia e atender as necessidades e características particulares de seus usuários, para o desenvolvimento de atividades, com segurança, bem-estar e satisfação. O presente trabalho desenvolveu uma APO – Avaliação Pós-Ocupação, que caracterizou a maneira como os fatores físico ambientais – lumínicos, térmicos e acústicos, apresentam-se nas salas de aula, de escolas estaduais e particulares das cidades de Bauru/SP e Lençóis Paulista/SP. Para tanto, utilizou-se a metodologia EWA – “Ergonomic Workplace Analysis” – Análise Ergonômica do Local de trabalho; considerada um método ergonômico de avaliação, que possibilita estabelecer diversos enfoques para um mesmo objeto de estudo. A partir dos resultados obtidos tornou-se possível confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, que classificou pelo enfoque do avaliador as instituições estaduais como possuindo predominantemente condições físico-ambientais ideais e boas, e as particulares como ideais (considerando a presença de sistema de ar condicionado) e boas (considerando as condições naturais do ambiente); enquanto que as análises desenvolvidas pelos alunos classificaram tais condições nas escolas estaduais como ruins e nas particulares como ideais.
Palavras-chave: Design Ergonômico; Ambiente escolar; APO – Avaliação Pós-Ocupação.

Abstract
Considering that every environmental composition is constituted by a group of factors, that in agreement with the way as they come related, they are capable, or not, of to establish harmony and to assist the needs and characteristics peculiar of your users, for the development of activities, with safety, well-being and satisfaction. The present work developed an POE – Post Occupancy Evaluation, that characterized the way as the factors physicist environmental – lighten, thermal and acoustic come in the class rooms, of state and private schools of the cities of Bauru/SP and Lençóis Paulista/SP. For this, the methodology EWA was used – Ergonomic Workplace Analysis; for understanding it as an ergonomic method of evaluation, that makes possible through a wide approach, to establish several focuses for a same study object; besides the fact of that to be developed under two focuses: the appraiser’s technician; and the subjective of the worker/user, in what tells respect the perceptions that it is wakened up by the environment when developing your activities. Starting from the obtained results became possible to confront the general conditions found in the two types of institutions, that it classified for the appraiser’s focus the state institutions as possessing conditions physical-environmental ideals predominantly and good, and the ideals (when analyzing the thermal conditions it was considered the presence of system of conditioned air) and good (when it was adopted the natural conditions of the atmosphere). While the analyses developed by the students that classified such conditions in the state schools as bad and the ideals.
Key words: Ergonomic Design; School environment; POE – Post Occupancy Evaluation.

Autores

Mariana Falcão Bormio José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo