Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AUTOR, OBRA, OBSERVADOR: UMA HOLARQUIA DA PRODUÇÃO E SIGNIFICADO DA ARTE

Resumo

Inspirados na classificação peirceana da lógica triádica de evolução da natureza e do pensamento, transporta-se essa reflexão no tocante à produção e significado da arte, relacionada aos três ciclos responsáveis pela consagração dos valores materiais na cultura ocidental. Fundamentado no conceito de hólon, propõe-se uma perspectiva ampla da arte no que se refere tanto ao processo natural de criação e produção artística, como na crítica de leitura e inteligibilidade conceitual, que abarca desde o período denominado Místico até a Era Pós-Industrial. Procura-se traçar um enfoque panorâmico da arte como uma certa direção das energias do homem que, gradualmente evoluindo e complementando-se em diferentes e progressivos estágios – holarquias artísticas – reflete-se na materialidade que o espírito humano imprime à natureza.

Palavras-chave: teoria e crítica da arte; arte evolutiva; holismo.

 

Abstract

Inspired by Peirce’s classification of triadic logic of nature evolution and thinking, carries up this reflection regarding the production and meaning of art, related to three cycles responsible for the consecration of material values in Western culture. Based on the holon concept, we propose a broad perspective of the art with regard to both the natural process of creation and artistic production, as in the critical reading and conceptual intelligibility, which ranges from the period called Mystic to the Post-Industrial. Wanted to draw a panoramic approach to art as a certain direction of the energies of man, gradually evolving and complementing in different and progressive stages – artistic holarchies – reflected in the materiality that the human spirit imprint to nature.

Keywords: art theory and criticism; evolutionary art; holism.

 

Autores

Lucas Farinelli Pantaleão e Olympio José Pinheiro

Baixe o Arquivo Completo