Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AS POTENCIALIDADES INTERATIVAS DOS CARACTERES TIPOGRÁFICOS PRESENTES NO CONTEXTO DIGITAL / THE INTERACTIVE POTENTIALITIES OF THE TYPOGRAPHICAL CHARACTERS PRESENT IN THE DIGITAL CONTEXT

Resumo

O objetivo deste artigo é a discussão da interação e da interatividade digital quando associada à tipografia. Dessa maneira, pretendemos verificar como os elementos gráficos e multimídia atribuídos ao caractere tipográfico estabelecem uma relação participativa com o usuário. Nesse sentido, para que o objetivo da conceptualização da interação seja atingido, buscamos em Plaza (2003) e Primo (2007) o respaldo teórico necessário para o proposto neste artigo. Eles estabeleceram níveis de interação e interatividade que permeiam as mídias analógicas e digitais e, também, consideram as peculiaridades de cada suporte. Os conceitos levantados por eles foram aplicados em dois estudos de casos referentes a projetos que utilizaram a tipografia como foco da interação. Foram eles Gogoame (2016) e Looksley’s Line Up (2010).

Palavras-chave: tipografia; interação; interatividade; design digital; mídias eletrônicas.

 

Abstract

The objective of this article is discussing about the digital interaction and interactivity when associated with typography. In this way, we intend to verify how the graphic and multimedia elements assigned to the typographic character establishing a participatory relationship with the user. In this sense, to the conceptualize the interaction we look for in Plaza (2003) and Primo (2007) the theoretical support necessary for the objective in this article. They have established levels of interaction and interactivity that permeate analog and digital media, and also consider the peculiarities of each medium. The concepts raised by them were applied in two case studies referring to projects that used typography as the focus of the interaction. They went Gogoame (2016) and Looksley’s Line Up (2010).

Keywords: typography; interaction; interactivity; digital design; electronic media.

Autores

Karine Itao Palos e Gisela Belluzzo de Campos

Baixe o Arquivo Completo