Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO LINGUAGEM GRÁFICA NO ENSINO DO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO / THE COMICS AS A GRAPHIC LANGUAGE IN THE TEACHING OF THE ARCHITECTURE AND URBAN DESIGN

Resumo

Este artigo aborda o tema das imbricações possíveis entre os universos das histórias em quadrinhos e do projeto de arquitetura e urbanismo. Partindo-se de uma abordagem epistemológica do ensino do projeto arquitetônico e urbanístico, o principal objetivo é apresentar as histórias em quadrinhos como uma linguagem gráfica pertinente para ser utilizada no processo de concepção e desenvolvimento projetual. Metodologicamente, o artigo é decorrente de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, bem como em uma pesquisa empírica sobre a utilização das histórias em quadrinhos em um contexto de ateliê de projeto de arquitetura e urbanismo. Ao final, constata-se que as histórias em quadrinhos, quando incorporadas ao ensino, funcionam não somente como uma forma diversa de representação gráfica, mas estimulam a criatividade, o pensamento lúdico e subjetivo.

Palavras-chave: história em quadrinhos; ensino de arquitetura e urbanismo; expressão gráfica; linguagem gráfica; representação; projeto.

 

Abstract

This paper discusses an imbrication between the comics’ universes and the design for Architecture and Urbanism. From an epistemological approach of the teaching of architectural and urbanistic design, the main aim is to present the comics as a relevant graphic language to be used in the process of conception and design development. Methodologically, the paper is the result of a qualitative research, based on a literature review, as well as an empirical research on the use of comics in a context of Architecture and Urbanism design workshop. At the end, it is concluded that comics, when incorporated into teaching, they function not only as a diverse way of graphic representation, but also stimulate creativity, playful and subjective thinking.

Keywords: comics; teaching of architecture and urbanism; graphic expression; graphic language; representation; design.

Autores

Carlos Eduardo da Rocha Santos, Frederico Braida e José Gustavo Francis Abdalla

Baixe o Arquivo Completo