Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ARTE E DESIGN DE MODA: ESPAÇOS DE CONVERGÊNCIA / ART AND FASHION DESIGN: CONVERGENCE SPACES

Resumo

Este artigo aborda questões entre a arte e o design de moda, a partir dos trabalhos dos artistas da vanguarda Futurista, do início do século XX, Giacomo Balla e Vincenzo Fani Ciotti, os quais defendiam que não bastava fazer futurismo, mas sim ser futurista e, a partir desta ideologia, passaram a desenvolver roupas com características da arte futurista. Posteriormente, passaram a utilizar materiais inusitados, que propunham a experimentação, para baratear o custo da peça e tornar estes produtos mais acessíveis. Esta aproximação entre design de moda e arte se vê também na proposta do Parangolé do artista brasileiro Helio Oiticica, na década de 1960, e nos trabalhos do designer de moda japonês Issey Miyake, na década de 1980, que criaram seus produtos de forma livre e artística, além de também utilizarem diversos tipos de materiais aliado a alta tecnologia, porém nesse caso, o intuito é tornar o produto mais agradável ao corpo e permitir a liberdade de movimentos ao usuário. Neste contexto, discutimos a relação entre arte e design de moda, a partir da abordagem de alguns de seus princípios, características e manifestações presentes no futurismo e no contemporâneo.

Palavras-chave: arte; design de moda; experimentação.

 

Abstract

This article discusses issues between art and fashion design, from the works of artists of Futuristic forefront of the early twentieth century, Giacomo Balla and Vincenzo Fani Ciotti, who argued that it was not enough to futurism but be futuristic, from this ideology are developing clothes with characteristics of futuristic art. Later began using unusual materials, proposing experimentation, to lower the cost of the part and make it more accessible products. This approach between fashion design and art is also evident in the proposed parangolé the Brazilian artist Helio Oiticica, in the 1960s, and the work of Japanese fashion designer Issey Miyake, in the 1980s, establishing its free form of products and artistic, and also use various types of materials combined with high-tech, but in this case, the aim is to make the product more pleasing to the body and allow freedom of movement to the user. In this context, we discuss the relationship between art and fashion design, from the approach of some of its principles, characteristics and manifestations present in futurism and contemporary.

Keywords: art; fashion design; experimentation.

 

Autores

Veridianna Cristina Teodoro Ferreira e Agda Carvalho

Baixe o Arquivo Completo