Revista Educação Gráfica

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ART GAMES E DESIGN EMOCIONAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O JOGO SURREALISTA BEYOND NAWA / ART GAMES AND EMOTIONAL DESIGN: A CASE STUDY ON THE SUREALISTIC GAME BEYOND NAWA

 

Resumo

Analisando a história dos jogos, pode-se perceber o surgimento de produtos com narrativas e temas inusitados. A indústria busca por novas abordagem e inovação, e um dos grandes desafios é compreender de forma aprofundada o campo subjetivo da experiência do jogador. Através de um estudo de caso, o presente artigo relata as inspirações e escolhas de design feitas no desenvolvimento do jogo Beyond Nawa, um jogo digital com inspiração surrealista que está entre a realidade e a mente da protagonista, e que aborda o tema da procura da felicidade. Em sua história, Nawa está em busca de seu falecido marido e ao longo de sua jornada enfrenta obstáculos. Este estudo descreve as decisões tomadas no processo de desenvolvimento, com o objetivo de inspirar a reflexão de profissionais da indústria e pesquisadores que queiram trabalhar em perspectivas similares. Os principais temas abordados no presente estudo são: o movimento de arte surrealista como inspiração para um art game, o design emocional aplicado e o uso de metáforas para evocar a reflexão do jogador a respeito da narrativa.

Palavras-chave: jogos digitais; surrealismo; art games; design emocional

 

Abstract

Analysing the history of games, we can notice the creation of products that unusual narratives and themes. The industry seeks innovation in new approaches, and one of the big challenges is to deeply understand the subjective field of player experience. In this case study, this article reports the inspirations and design choices made in the development of Beyond Nawa, a digital game inspired by surrealism, which is between reality and the protagonist’s mind, depicting her search for happiness. In her story, Nawa is in search of her late husband and faces obstacles along her journey. The objective is to describe the decisions made in the development process, aiming to assist other industry professionals. The main themes addressed in this study are the surrealist art movement as inspiration for an art game, the use of emotional design, and the use of metaphors to encourage reflection on the meanings of the narrative.

Keywords: digital games; surrealism; art games; emotional design

Autores

Bruno Parisotto e Rafael Marques de Albuquerque

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