Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APLICAÇÕES DIDÁTICAS EM MODELAGEM PARAMÉTRICA DE GEOMETRIAS COMPLEXAS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA / DIDACTIC APPLICATIONS IN PARAMETRIC MODELING OF CONTEMPORARY ARCHITECTURE’ COMPLEX GEOMETRIES

 

Resumo

O presente artigo relata uma das etapas da pesquisa desenvolvida com o intuito de reconhecer a estrutura de saber da geometria complexa da arquitetura contemporânea, como conhecimento para a ação projetual. Tal etapa refere-se a uma aplicação didática que visou avaliar como a explicitação de tal saber por meio de uma rede de conceitos contribuiu para a compreensão de tais geometrias, sua representação e fabricação por meios digitais. Foram propostas atividades que promoveram a inserção das teorias e técnicas de representação gráfica digital por modelagem paramétrica e atividades de projeto, focando-se em um tipo de superfície complexa específica. Este tipo de superfície foi estudado em seus aspectos de desempenho, visando compreender sua adoção em propostas projetuais da arquitetura contemporânea. Os resultados referem-se à descrição pelos estudantes dos processos desenvolvidos, em termos teóricos e tecnológicos, a apresentação dos modelos digitais em realidade virtual e protótipos obtidos por impressão 3D e uma análise das atividades desenvolvidas quanto aos objetivos didáticos.

Palavras-chave: geometria complexa; modelagem paramétrica; ensino de projeto de arquitetura.

 

Abstract

This paper reports one of the stages of research developed in order to recognize the structure of knowledge of the complex geometry of contemporary architecture, as knowledge for design action. Such stage refers to a didactic application that aimed to evaluate how the explication of such knowledge through a network of concepts contributed to the understanding of such geometries, their representation and manufacture by digital means. Activities were proposed that promoted the insertion of theories and techniques of digital graphic representation by parametric modeling and project activities, focusing on a specific complex surface type. This type of surface has been studied in its performance aspects in order to understand its adoption in project proposals of contemporary architecture. The results refer to the description by the students of the processes developed, in theoretical and technological terms, the presentation of digital models in virtual reality and prototypes obtained by 3D printing and an analysis of the activities developed regarding the didactic objectives.

Keywords: complex geometry; parametric modeling; architectural design teaching.

Autores

Janice de Freitas Pires e Alice Theresinha Cybis Pereira

Baixe o Arquivo Completo