Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APLICAÇÃO DE MALHAS NA CONFIGURAÇÃO DE GEOMETRIAS COMPLEXAS DA ARQUITETURA: O CASO DA BIOSFERA DE MONTREAL / APPLICATION OF MESHES IN THE CONFIGURATION OF COMPLEX GEOMETRIES OF ARCHITECTURE: THE CASE OF THE MONTREAL BIOSPHERE

 

Resumo

A aplicação de malhas na produção arquitetônica evoluiu desde os modelos analógicos de Gaudí e Otto, no século XX, até o emprego atual na arquitetura digital, particularmente em processos de projeto subsidiados pela modelagem paramétrica. Nesse contexto, seu papel mais significativo se revela na otimização da representação gráfica e obtenção/construção de geometrias complexas com alto desempenho estrutural.  Visando contribuir a inserção de este saber na formação em arquitetura e facilitar a sua apropriação no contexto profissional, busca-se explicitar o saber relacionado com aplicações de malhas e compreender os conceitos geométricos que integram suas propriedades funcionais. É apresentado um caso referencial de arquitetura, a Biosfera de Montreal, a partir da noção estruturada do saber, de Yves Chevallard. Os resultados demonstram que a abordagem integrada entre desempenho, análise e a estruturação formal e construtiva, propiciadas pelas malhas e o desenho paramétrico, oferece uma estrutura de saber relevante para a formação atual, que necessita ser explicitada e inserida no currículo das escolas de arquitetura.

Palavras-chave: projeto paramétrico; malhas; ensino de arquitetura; Biosfera de Montreal.

 

Abstract

The application of meshes in architectural production has evolved from the analog models of Gaudí and Otto, in the 20th century, to the current use in digital architecture, particularly in design processes supported by parametric modeling. In this context, its most significant role is revealed in optimizing the graphic representation and obtaining/building complex geometries with high structural performance. In order to contribute to the insertion of this knowledge in architecture training and facilitate its appropriation in the professional context, we seek to explain the knowledge related to applications of meshes  and to understand the geometric concepts that integrate its functional properties. A reference case of architecture is presented, the Biosphere of Montreal, based on the structured notion of knowledge, by Yves Chevallard. The results demonstrate that the integrated approach between performance, analysis and formal and constructive structuring, provided by meshes and parametric design, offers a relevant knowledge structure for current training, which needs to be made explicit and inserted in the curriculum of architecture schools.

Keywords: parametric design; meshes; architecture teaching; Montreal Biosphere.

Autores

Fernando Franz Zauk e Janice de Freitas Pires

Baixe o Arquivo Completo