Revista Educação Gráfica

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ANÁLISE SINTÁTICA E SEMÂNTICA DE ELEMENTOS PICTÓRICOS COM IDOSOS / SYNTACTIC AND SEMANTIC ANALYSIS OF PICTORIAL ELEMENTS WITH ELDERLY

 

Resumo

O presente artigo visa analisar sintaticamente e semanticamente elementos gráficos iconográficos para a Terceira Idade. Para tal, foi realizada uma pesquisa experimental com 88 idosos, entre 54 e 91 anos, em sete cidades de seis estados. Foram aplicados dois tipos de testes, o primeiro de percepção de formas geométricas e outro de compreensão de fotografias e ilustrações. Cada imagem tinha variações gráficas como contraste tonal, de cor e de complexidade da forma, de modo a verificar as qualidades mais adequadas para a Terceira Idade, considerando o processo de envelhecimento. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva. Os resultados apontaram que o contraste tonal foi a principal qualidade gráfica para o nível de percepção descritiva-sintática, principalmente para quem tem problemas visuais e baixo desempenho cognitivo. Além disso, o estilo “Ilustração” foi apontado como o preferido por ser mais legível dentre os estilos avaliados, contudo, apresentou menor percentual de compreensão quando exigido uma articulação entre vários elementos.

Palavra-chave: iconografia, elemento gráficos, terceira idade

 

Abstract

This article aims to analyze syntactically and semantically iconographic graphic elements for the Third Age. To this end, experimental research was conducted with eighty-eight elderly people, between 54 and 91 years old, in seven cities in six states. Two types of tests were applied, the first for the perception of geometric shapes and the other for the comprehension of photographs and illustrations. Each image had graphic variations such as tonal contrast, color, and shape complexity, to verify the most suitable qualities for the Elderly, considering the aging process. Data analysis was performed using descriptive statistics. The results showed that tonal contrast was the main graphic quality for the level of descriptive-syntactic perception, especially for those with visual problems and low cognitive performance, and the “Illustration” style was appointed as the preferred one because it is the most readable among the styles evaluated, however, showed a lower percentage of understanding when an articulation between several elements was required.

Keywrods: iconography, graphics, elderly

Autores

Bruno Serviliano Santos Farias e Paula da Cruz Landim

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