Revista Educação Gráfica

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ANÁLISE GRÁFICA ARQUITETÔNICA MEDIADA POR REALIDADE AUMENTADA / ARCHITECTURAL GRAPHIC ANALYSIS MEDIATED BY AUGUMENTED REALITY

Resumo

É papel fundamental dos arquitetos compreender a sociedade e sua época e refleti-las em projetos. A prática projetual requer o desenvolvimento de um amplo repertório arquitetônico – um exercício constante que demanda a compreensão das mais diversas representações arquitetônicas. Dentre as diversas formas de análise de projeto pode-se destacar a análise gráfica, método que possibilita apreender e interpretar questões técnicas, históricas e estéticas de edifícios. No campo da análise gráfica, autores como Clark e Pause, Simon Unwin, Francis Ching e Geoffrey Baker, apresentados neste artigo, são consagrados na literatura pela proposição de princípios de análise gráfica abrangentes. Até o século XX as representações arquitetônicas eram majoritariamente feitas através de desenhos no plano do papel. Contudo, o surgimento de novas tecnologias possibilitou novas formas de representar, interpretar e veicular análises, permitindo assim uma melhor compreensão dos edifícios. Diante da necessidade de se acompanhar estes avanços, este trabalho investiga o uso da Realidade Aumentada enquanto ferramenta de suporte de análise 3D de dois edifícios históricos: o Panteão romano e a Basílica de Santa Sofia.

Palavras-chave: arquitetura; análise gráfica; desenho arquitetônico; realidade aumentada.

 

Abstract

It is a fundamental role of architects to understand a society and their time, as well as reflect them in projects. The practice requires the development of a broad architectural repertoire – a constant exercise that demands an understanding of the most diverse architectural representations. Among different ways to analyze a project it’s possible to detach the graphical analysis that allows to grasp and interpret buildings’ technical, historical, and aesthetic issues. In the field of graphical analysis, authors such as Clark and Pause, Simon Unwin, Francis Ching, and Geoffrey Baker, presented in this paper, stand out in the literature due to their comprehensive graphical analysis principles. Until the twentieth century, architectural representations were mostly made through drawings on paper plane. However, the advent of new technologies enabled the emergence of new ways to represent, interpret, and convey analysis, thus allowing a better understanding of the buildings. Given the need to follow these technological advances, this paper investigates the use of Augmented Reality as a support tool for three-dimensional graphical analysis of two historical buildings: the Roman Pantheon and the Hagia Sophia.

Keywords: architecture; design; architectural drawings; augmented reality.

Autores

Cinthya Colige Cardoso, Ruth Ferreira da Silva e Daniel de Carvalho Moreira

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