Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ALFABETIZAÇÃO: UM ATO DE COMUNICAÇÃO BINÁRIA

Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre uma questão que preocupam todos aqueles que gostariam que o alfabetizador levasse em conta a coordenação e a harmonia entre as linguagens. A alfabetização, enquanto ato de comunicação binária, é junção de sentidos entre a escrita e a leitura, a partir dos indicadores do texto verbal e visual. A aproximação formal entre a letra e o desenho reforça a tese da comunicação diádica entre emissor e receptor, entre professor e aluno. Os pressupostos epistemológicos e metodológicos seguem a ordem teórica por associação das duas linguagens, que permitem refletir sobre a alfabetização da palavra, do desenho e do gesto. Nesse sentido, A. Lúria, E. A. Ferreiro, Vigotisky, Barthes, Derdyk, Arnheim, Mira Shendel, Picasso, Basquiat e outros serviram de inspiração para a decodificação dos códigos. Portanto, pretende-se demonstrar, de modo sintético e empírico, a relação entre a linha e a letra: um enigma para o professor e para o aluno. Para o professor, como leitor/intérprete do desenho da criança e para o aluno, a linha vai se tornar letra que se transformará em leitura.
Palavras-Chave: alfabetização; comunicação; linha; letra; reflexão.

Abstract
The article aims at promoting a reflection on an issue that concerns all people who wish that the literacy teacher considered the coordination and harmony among languages. Literacy, as an act of binary communication, is the fusion of senses between writing and reading from the indicators of verbal and visual text. The formal approach between letter and drawing reinforces the thesis of the dyadic communication between transmitter and receiver, between teacher and student. The epistemological and methodological presupposes follow the theoretical order by association of the two languages which allow the reflection on word literacy, drawing, and gesture. In this sense, A. Lúria, E. A. Blacksmith, Vigotisky, Barthes, Derdyk, Arnheim, Aim Shendel, Picasso, Basquiat and others served as pragmatic inspiration for decoding the codes. Therefore, it intends to demonstrate, in an empirical and synthetic way, the relationship between line and letter: an enigma for the teacher and for the student. For the teacher, as a reader/interpreter of the child’s drawing, and for the student, the line will become letter that will turn into reading.
Keywords: Literacy; Communication; Line; Letter; Reflection.

Autores

Guiomar Josefina Biondo Sônia de Brito

Baixe o Arquivo Completo