Revista Educação Gráfica

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ALÉM DO LUXO: CONTRIBUIÇÃO RETÓRICA E NOVOS USOS SIMBÓLICOS DA COR PRETA NAS EMBALAGENS / BEYOND THE LUXURY: RHETORIC CONTRIBUTION AND NEW SYMBOLIC USE OF BLACK COLOR IN PACKAGING

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo investigar as novas abordagens do uso da cor preta nas embalagens presentes no mercado brasileiro atual. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a Etapa 1 pautada no registro e catalogação de embalagens de produtos alimentícios e de higiene pessoal com predomínio da cor preta, presentes em supermercados vinculados a redes nacionais e internacionais na cidade de Campina Grande – PB, buscando observar quais eram as abordagens discursivas associadas ao uso da cor preta nessas embalagens. A Etapa 2 consistiu no desenvolvimento de um quadro que buscava comparar o discurso das embalagens com predomínio da cor preta e as demais embalagens da empresa. Na Etapa 1 foi possível observar três categorias discursivas existentes nas embalagens, através de similaridade de recursos textuais nelas presentes:  discurso de saudabilidade, promoção da aceitação e qualidade superior. A Etapa 2 confirmou que o preto realmente é utilizado por diversas empresas como recurso retórico visual, fazendo com que a embalagem que utiliza a cor preta se destaque das demais existentes em sua empresa, devido ao seu discurso.

Palavras-chave: design de embalagens; cor; retórica; design gráfico

 

Abstract

This article presents a research that investigates the new approaches of the use of black color in the commercialized packaging in the current Brazilian market. Researchers divided the work in two stages. Step 1 was based on the registration and cataloging of food and personal hygiene products with predominance of black color, those that were available in national and international network supermarkets based on the city of Campina Grande – PB. The purpose was to observe which were the discursive approaches associated with the use of the black color in these packaging. Step 2 consisted of the development of a framework that sought to compare the discourse of packaging with a predominance of black color and other packaging of the company. In Step 1 it was possible to observe the existence of three discursive categories in those packaging, by the similarity of textual resources in them: speech of health, promotion of acceptance and superior quality. Step 2 confirmed that black is actually used by several companies as a visual rhetorical feature, making the packaging that uses black color stand out from the others in those companies because of their speech.

Keywords: packaging design; color; rhetoric; graphic design.

Autores

Camila Assis Peres Silva, Thamyres Oliveira Clementino, Rebeca Fernandes Leal e Thays Souto Barbosa

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