Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ABERTURAS EM FORMA DE “F” ENTRE OS VIOLINOS DA ITÁLIA E ALEMANHA NOS SÉCULOS XVII E XVIII / “F” SHAPED OPENINGS BETWEEN THE VIOLINS OF ITALY AND GERMANY IN THE 17TH AND 18TH CENTURIES

 

Resumo

Nos ambientes da luteria há certas dúvidas quanto à origem dos elementos geométricos que compõem o desenho das “f” desenvolvidos por alemães e italianos nos períodos do Barroco e Renascimento europeus, em que se discute quais seriam os elementos em suas formas que as caracterizam como italianas ou germânicas. O presente estudo identifica, por meio de análise comparativa, o desenho de diferentes modelos de “f” empregados pelos primeiros e mais influentes mestres da luteria germânica e italiana nos séculos XVII e XVIII na confecção de cordófones friccionados[5] da família do violino. Este artigo identifica, no conjunto das linhas que constroem o desenho das ‘f’ selecionadas para esta pesquisa, as formas e medidas mais adotadas por artífices italianos e germânicos.

Palavras chave: efes de violino; abertura de ressonância do violino.

 

Abstract

In lutherie environments, there are some doubts about the origin of the geometric elements that make up the design of the “f” developed by Germans and Italians in the European Baroque and Renaissance periods, in which they discuss what would be the elements in their forms that characterize them as Italian or Germanic. The present study identifies, by means of comparative analysis, the design of different “f” models used by the first and most influential masters of Germanic and Italian luthery in the 17th and 18th centuries in the making of fretted cordophones of the violin family. This article identifies, in the set of lines that build the design of the ‘f’ selected for this research, the forms and measures most adopted by Italian and German craftsmen.

Keywords: violin f-hole aesthetics; violin resonance hole; violin sound-hole.

 

Autores

Leandro Henrique Merino Mombach e Aloísio Leoni Schmid

Baixe o Arquivo Completo