Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A VALORIZAÇÃO DO VERDE NA EMBALAGEM DE ALIMENTOS CONTEMPORÂNEA: DO APELO AO APETITE AO DISCURSO DA SAÚDE

Resumo

Este artigo analisa a função simbólica da cor verde no design de embalagens de alimentos, a partir de um conjunto de 612 embalagens comercializadas em supermercados. Foi observado que, sem corresponder à cor dos alimentos na maioria das embalagens da amostra, o verde foi a terceira cor mais recorrente nos designs. Seu papel mais frequente nas embalagens foi o de representar o “saudável”, o “natural” e “ecológico”, conceitos difundidos e valorizados na época contemporânea, particularmente no campo da alimentação. O estudo mostra que a formação do significado baseia-se tanto na relação de oposição entre o verde e as cores quentes características do universo dos alimentos, quanto no campo semântico desse matiz, que inclui os sentidos de saúde, natureza e ecologia. Conclui-se que a disseminação do verde no design de embalagens reflete a ascendência do discurso científico vinculado à alimentação e corresponde ainda à tradução visual de um ideal ecológico que se apresenta como norteador do modo de vida atual, integrando um processo mais amplo de propagação de valores e símbolos.

Palavras-chave: semiótica; embalagens de alimentos; cor (simbolismo).

 

Abstract

This paper analyzes the symbolic function of green color in food packaging design, starting from a group of 612 packages commercialized in supermarkets. It was observed that, without match the color of the food in most sample packs, green was the third recurring color in designs. His most frequent role in packaging was to represent the “healthy”, the “natural” and “ecological”, concepts that are widespread and valued in contemporary times, particularly in the field of food. The study shows that the formation of the meaning is based both on the opposition relationship between the green and the warm colors of the food universe, as in the semantic field of green which includes the senses of health, nature and ecology. It is concluded that the spread of green on packaging design reflects the ascendancy of the scientific discourse tied to food and corresponds to the visual translation of an ecological ideal that guides the current way of life, as part of a wider process of spreading values and symbols.

Keywords: semiotics; food packaging; color (symbolism).

 

Autores

Carla Patrícia de Araújo Pereira

Baixe o Arquivo Completo