Revista Educação Gráfica

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A RELAÇÃO ENTRE DESIGN E GÊNERO EM BRINQUEDOS INFANTIS

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a pesquisa de iniciação científica sobre relações de gênero no universo dos brinquedos infantis, identificando as principais características utilizadas para diferenciar brinquedos de meninas e meninos, e como isso contribui para a formação de estereótipos de gênero. A partir disso, identificar o papel do designer na reafirmação desses estereótipos e sua responsabilidade no desenvolvimento de produtos. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica e análise de brinquedos infantis. Com base nessas informações pode-se perceber que o brinquedo infantil tem uma grande influência no desenvolvimento da criança, e tem influência na formação dos papéis de gênero que o indivíduo virá a desempenhar. O designer, na elaboração de um projeto para brinquedos infantis, deverá estar atento a esses aspectos a fim de não propagar estereótipos negativos que venham a reafirmar um lugar submisso a alguns indivíduos dentro da sociedade.

Palavras-chave: gênero; brinquedos infantis; design de produto; estereótipos.

 

Abstract

The objective of this article is to report the undergraduate research about the gender relations in the universe of children´s toys, identifying the main characteristics used to differentiate girl’s and boy’s toys, and how it contributes in the formation of gender stereotypes. From that, identify the role of the designer in the reaffirmation of these stereotypes and the responsibility in the product development.  The research was performed through bibliographic revision and children’s toys analysis. Based on that information, it can be noticed that the children’s toys have a great influence on the child’s development, and in the formation of the gender roles that the individual will perform. The designer, when elaborating a project for children’s toys, should be careful of these aspects to avoid propagating negative stereotypes that reaffirms a submissive place to some individuals in our society.

Keywords: gender; children’s toys; product design, stereotypes.

Autores

Laila Raiana Santana Borges e Ana Beatriz Simon Factum

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