Resumo
O presente artigo traz como tema o uso da Realidade Virtual Imersiva (RVI) como uma ferramenta de aprendizagem no contexto educacional, destacando o potencial dessa tecnologia para explorar novas perspectivas e experiências de ensino. O estudo foi realizado nas aulas curso “Missão Maker”, que é focado na construção de brinquedos educativos e no uso de tecnologias para a construção de aprendizagens. O artigo aborda a implementação de RVI em um ambiente de ensino não formal e investiga as novas possibilidades de aprendizado proporcionadas por essa tecnologia, especialmente quando utilizado em conjunto com softwares de arquitetura, como o SketchUp e o Lumion. A metodologia conformou pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, com a aplicação de workshops práticos onde as crianças puderam desenvolver e visualizar projetos utilizando as tecnologias citadas. Os resultados do estudo indicam que a utilização do RVI pode melhorar o engajamento dos alunos, criando experiências educacionais mais imersivas e estimulantes. Além disso, enfatiza a importância do conhecimento dos professores sobre o desenvolvimento infantil e as diferenças dos indivíduos. Conclui que a RVI aliada às tecnologias inovadoras, pode representar um recurso poderoso para melhorar a qualidade da educação, incentivando a criatividade e a colaboração.
Palavras-chave: realidade virtual; educação; tecnologia; ferramentas digitais.
Abstract
This article focuses on the use of Immersive Virtual Reality (IVR) as a learning tool in the educational context, highlighting the potential of this technology to explore new perspectives and teaching experiences. The study was carried out in the “Mission Maker” course classes, which is focused on the construction of educational toys and the use of technologies for building learning. The article addresses the implementation of RVI in a non-formal teaching environment and investigates new possibilities learning provided by this technology, especially when used in conjunction with architectural software, such as SketchUp and Lumion. The methodology consisted of bibliographical research and action research, with the application of practical workshops where children could develop and visualize projects using the aforementioned technologies. The results of the study indicate that the use of RVI can improve student engagement, creating more educational experiences. immersive and stimulating. Furthermore, it emphasizes the importance of teachers’ knowledge about child development and individual differences. It concludes that RVI, combined with innovative technologies, can represent a powerful resource for improving the quality of education, encouraging creativity and collaboration.
Keywords: virtual reality; education; technology; learning tool
Autores
Antinesca Joana Pissolattop Neta, Thaísa Leal da Silva, Priscila Castioni Isele, Carina Ickert e Andrea Quadrado Mussi
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