Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PRÁTICA DO DESENHO GESTUAL NO ENSINO DE DESENHO LIVRE PARA ARQUITETURA

Resumo

Este artigo é o relato de uma experiência didática realizada no primeiro módulo dadisciplina Desenho Livre, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federalde Juiz de Fora (CAU-UFJF). Por meio da técnica do desenho gestual foram criadascondições que possibilitassem a compreensão dos alunos quanto ao significado dodesenho à mão livre para o arquiteto e o resgate/desenvolvimento da prática gráficanatural, espontânea e expressiva.

Palavras-chave: traço; croqui; desenho gestual.

Abstract

This article is the result of a learning experience held on the first module of the courseFreehand, from the Architecture and Urbanism of the Federal University of Juiz de Fora(CAU-UFJF). Through the technique of gestural drawing were created conditions thatenabled the students’ understanding about the meaning of freehand drawing for thearchitect and the rescue / practice development graphical natural, spontaneous andexpressive.

Keywords: dash; sketch; gestural drawing.

Autores

Juliane Figueiredo Fonseca

Baixe o Arquivo Completo