Revista Educação Gráfica

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A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: REFLEXÕES E INTERVENÇÕES SOBRE IMAGENS ESTEREOTIPADAS/ ORGANIZATION OF EDUCATIONAL SPACES: REFLECTIONS AND INTERVENTIONS ON STEREOTYPED IMAGES

Resumo

O presente artigo refere-se a um relato de experiências vivenciadas por meio do componente curricular Estágio Supervisionado em Artes Visuais, do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Nesta argumentação refletimos sobre as imagens utilizadas em espaços educativos, problematizando a influência de desenhos estereotipados na criação artística das crianças e na composição de seus repertórios visuais. Relatamos as experiências realizadas em um contexto não escolar, tendo como campo de estágio o espaço Mitangue-Nhiri que integra a Associação Indigenista – ASSINDI, localizada em Maringá, no estado do Paraná. Por meio de nossos estudos inferimos que o desenho estereotipado limita o desenvolvimento da criação infantil, pois reduz as representações pictóricas a formas econômicas e repetitivas. Diante disso, apresentamos uma estratégia de reorganização do espaço, visando ofertar às crianças referências mais complexas de imagens de animais da fauna brasileira, a fim de que seu repertório para a composição de desenhos não se restringisse aos padrões estereotipados.

Palavras-chave: ensino de arte; arte-educação; artes visuais; estágio supervisionado; criação; infância.

 

Abstract

This article refers to a report of experiences lived through the curriculum component practicum activities in Visual Arts I, of Visual Arts course from the Universidade Estadual de Maringá. In this argument we reflect on the images used in educational spaces, questioning the influence of stereotyped drawings in artistic creation of children. We report experiences performed in a non-school context, with the training field being the Mitangue-Nhiri space that integrates the Indian Association – ASSINDI, located in Maringá, state of Paraná. Through our studies we infer that the stereotypical design limits the development of children’s creation, because it reduces the pictorial representations to economic and repetitive forms. Therefore, we present a space reorganization strategy, aiming to offer to the children more complex references of animal pictures from the Brazilian fauna, so that their repertoire to compose drawings are not restricted to stereotyped patterns.

Keywords: art teaching; art-education; visual arts; practicum activities; creation; childhood.

 

 

Autores

João Paulo Baliscei; Vinícius Stein e Eva Alves Lacerda

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